2023/05/18

SSD Kingston tem letra dos Coldplay no firmware

Um investigador de segurança deparou-se com conteúdo inesperado ao analisar o firmware de um SSD da Kingston: a letra de uma música dos Coldplay.

O firmware dos equipamentos é o local onde fica armazenado o seu conjunto de instruções base. É por isso um elemento bastante examinado, tanto por hackers como investigadores de segurança, em busca de vulnerabilidades ou pistas que permitam ultrapassar potenciais sistemas de segurança. Noutros tempos, não era incomum descobrir por lá passwords de fábrica guardadas sem qualquer tipo de encriptação, que davam acesso total aos dispositivos.

Mas desta vez não foi uma password que atraiu as atenções, mas sim uma música - ou melhor dizendo, a letra de uma canção dos Coldplay - no meio do firmware usado em SSDs da Kingston.

Sendo pouco provável que isto tenha sido algo aprovado pelos executivos de uma grande empresa, a explicação mais provável é que tenha sido um easter egg lá colocado pelo developer encarregado de desenvolver o firmware do SSD - muito provavelmente um fã dos Coldplay que gostará particularmente da música The Scientist.

Por um lado, é também uma forma de relembrar que, nesta altura em que se começa a temer que tudo passe a ser feito por ferramentas AI, até mesmo estes zeros e uns que se escondem no interior de um controlador de um SSD foram criados por uma pessoa, que até se deu ao trabalho de incluir este pequeno extra que passaria despercebido ao resto do mundo se não tivesse sido a curiosidade de um investigador de segurança que lá foi espreitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)