2023/05/06

Stargazer da Venus Aerospace quer voar de Nova Iorque a Tóquio numa hora

A Venus Aerospace está a desenvolver um avião hipersónico capaz de atingir Mach 9 e atravessar meio planeta em apenas uma hora.

Desde a desactivação do Concorde que os fãs da aviação aguardam com paciência o regresso dos aviões comerciais supersónicos. Enquanto algumas empresas se têm dedicado a criar aviões supersónicos "silenciosos" que possam ser aprovados para voar sobre o solo, outras têm-se focado em levar o conceito supersónico ao limite.

É esse o caso da Venus Aerospace, cujo avião Stargazer poderá atingir Mach 9, nove vezes a velocidade do som. Isto traduz-se numa velocidade superior a 11.100 km/h a quase 52 mil metros de altura - para referência, o Concorde podia voava a 2.179 km/h a uma altitude de 18 mil metros, o que quase parece cómico em comparação -. que possibilitará voos entre Nova Iorque e Tóquio em apenas 1 hora.
O elemento fulcral deste avião, que terá uma capacidade para cerca de 12 passageiros, é um motor de detonação rotativa que girará a 20 mil rotações por segundo, e que permite uma redução de 20% no consumo de combustível. Um protótipo deste motor já foi testado com sucesso, permitindo avançar para as fases seguintes do projecto: a criação de um protótipo em escala reduzida, que terá como objectivo alcançar velocidades de Mach 5.

O Stargazer está a ser desenvolvido desde 2020, e serão necessários ainda muitos mais anos até que se possa tornar num modelo real com todas as aprovações para operação comercial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)