O YouTube vai facilitar a criação de dobragens automáticas nos vídeos, usando o sistema AI da Aloud.
Embora por cá tenhamos a sorte de dar prioridade aos conteúdos originais recorrendo a legendas (com excepções, como no caso de filmes para crianças), noutros países as legendas são uma raridade e as dobragens na língua local assumem a norma. Mas, criar dobragens em múltiplas línguas é algo que não está ao alcance dos YouTubers mais pequenos, dificultando a sua entrada nesses mercados - mas não por muito mais tempo.
O Aloud é um projecto nascido na Area 120 da Google, e que usa AI para criar a transcrição de um vídeo, traduzi-lo, e criar a dobragem de voz em múltiplas línguas (neste fase: inglês, espanhol e português).
Por agora o sistema ainda utiliza uma voz genérica sintetizada (podem ver que tal se comporta neste vídeo, que conta com canal áudio secundário dobrado em espanhol pelo sistema), mas está prometido que durante o próximo ano será possível criar as dobragens na voz do criador, replicando a sua entoação e emoção, e que até tratará da sincronização com os lábios.
Já se pode antever o passo seguinte: o YouTube fornecer vozes pagas para quem quiser ter os seus vídeos dobrados por vedetas da indústria do cinema ou outras individualidades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)