2023/08/03

China quer limitar uso de smartphones por crianças

Depois das limitações em jogos e apps, a China quer limitar adolescentes a um máximo de 2 horas por dia nos smartphones, podendo ser menos de 10 minutos para os mais novos.

A China já tem em vigor múltiplas restrições a nível do tempo que os mais novos podem passar com os smartphones, mas agora está a preparar nova ronda de recomendações.

A proposta diz que os menores de idade deverão ter acesso à internet bloqueado entre as 22h e as 6h, e com os seguintes limites de tempo:
  • Dos 16 aos 18 anos: 2 horas de smartphone por dia
  • Dos 8 aos 16 anos: 1 hora de smartphone por dia
  • Menos de 8 anos: 8 minutos de smartphone por dia
As restrições seriam implementadas a nível dos próprios operadores de acesso à internet, mas poderiam estar sujeitas a excepções no caso dos pais darem consentimento para os seus filhos acederem durante mais tempo. Os operadores dizem que a medida seria impraticável de aplicar, e que para não se arriscarem a levar pesadas multas, mais facilmente faria com que proibissem por completo o serviço a menores de idade.

Vários jogos e apps já implementam limites auto-impostos para apaziguar as autoridades chinesas. Por exemplo, a app Douyin (o TikTok na China) aplica um limite de 40 minutos diários para os utilizadores mais novos; e vários jogos também o fizeram, sem que tivessem tido o resultado pretendido.

1 comentário: