2023/08/31

Tesla tem que dar esclarecimentos sobre "Elon Mode" que dispensa toques no volante

As entidades reguladoras norte-americanas querem que a Tesla esclareça o que se passa com o chamado "Elon Mode" que dispensa a necessidade de manter as mãos no volante a intervalos regulares.

Apesar de Elon Musk prometer regularmente que os Tesla estão quase, quase, a poderem conduzir sozinhos, a verdade é que aquilo a que os clientes têm acesso é um modo de condução assistida em que é necessário manter a atenção permanente na estrada e as mãos no volante. No entanto, há um modo especial que foi designado por "Elon Mode", que permite que o carro conduza sozinho durante muito mais tempo sem se ter as mãos no volante. Um modo especial que, mesmo apesar de ser destinado a testes internos da Tesla, adquiriu visibilidade suficiente para que as entidades reguladoras norte-americanas tenham pedido esclarecimentos à Tesla.

Sendo algo destinado a testes internos, e que não estará normalmente (ou facilmente) acessível aos utilizadores finais, não é de prever que a Tesla venha a ser penalizada por isso. Além disso, há que ter em conta que há muitos mais formas de ultrapassar a verificação das "mãos no volante", com coisas tão simples como colocar uma garrafa de água ou peso de ginásio.

Mais do que as mãos, será provavelmente mais eficiente usar a câmara interna para assegurar que o condutor está com os olhos na estrada - embora até isso se possa imaginar que possa ser ultrapassado, quer com soluções artísticas como imprimir uns olhos e colocá-los num boné, ou de forma mais radical tapando a câmara interior nos Tesla.

Se se pode criticar a Tesla por muitas vezes sobrevalorizar as capacidades do Autopilot, também há que fazê-lo em relação aos condutores quando se trata de serem eles a abusarem do sistema e usarem o Autopilot de formas completamente impróprias (e ilegais).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)