Volvo abandona motores diesel em 2024; Huawei Mate 60 Pro tem chips que não devia ter; OpenAI revela Dall-E 3 com integração com ChatGPT; como a Google arruinou o Stadia com más decisões; Nvidia RTX 5090 pode ser 70% mais rápida que a 4090; e iFixit penaliza iPhones devido às peças autenticadas.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.
Bluesky com adesões recorde após Musk dizer que Twitter irá ser pago para todos
Não demorou para que as palavras de Musk, que referiu que o X / Twitter poderia começar a cobrar um pequeno valor a todos os utilizadores como forma de combater a proliferação de bots (que ele dizia ser um problema já superado), surtissem efeito - mas não o tipo de efeito que Musk apreciará.O Bluesky registou um aumento recorde de mais de 53 mil utilizadores em apenas 24 horas, representando cerca de 5% do número total de utilizadores actuais (1.13 milhões). É certo que são números ainda bastante modestos face ao número de utilizadores do Twitter; mas também se sabe que o declínio das grandes plataformas não acontece de um dia para o outro, mas é resultado de um processo gradual de erosão em que vão perdendo relevância com o abandono de utilizadores.
Pessoalmente, o X tem sido uma verdadeira desilusão face aos tempos áureos do Twitter, agora tendo-se tornado numa plataforma que, na timeline "sugerida" é autêntica propaganda e auto-promoção dos posts de Musk, e que na timeline dos utilizadores se tornou num mini-jogo recheado com posts publicitários a cada três ou quatro posts do que se segue.
F-35 "desaparece" após ejecção de piloto
Nos EUA assistiu-se a um caso insólito, de um avião de combate que desapareceu após o piloto se ter ejectado.As autoridades chegaram ao ponto de solicitar a assistência da população civil para assistirem na localização do avião despenhado, coisa que acabou por acontecer alguns dias(!) mais tarde. Todo o caso tem gerado bastante polémica, com alguns políticos a perguntarem como é possível que as forças armadas (neste caso a Marinha norte-americana) pode "perder" um avião que voava dentro dos EUA; e que também contribui para a má reputação do F-35, que deveria ser o avião que serviria para todo o tipo de funções nos diversos ramos das forças armadas, mas que se tem revelado extremamente problemático, com diversos acidentes e necessidade de manutenção que muitos consideram ser excessiva face aos aviões das gerações anteriores.
França altera incentivos para carros eléctricos
A França está a reajustar o seu programa de incentivo aos carros eléctricos, transformando-se em verdadeiros incentivos anti-China que promovem a compra de marcas francesas em vez de carros de marcas chinesas.Os incentivos continuam a ter um valor máximo de 5 mil euros, tal como dantes (podendo chegar aos 7 mil euros para famílias com baixos rendimentos), mas agora dizem ter em consideração múltiplos factores de impacto ambiental em vez de apenas as (inexistentes) emissões durante a circulação. A ideia é penalizar carros eléctricos que tenham sido produzidos com energia poluente, e promover carros cuja produção tenha sido feita com menor impacto ambiental - o que na prática se traduz em incentivar que os consumidores franceses comprem carros europeus e não carros vindos da China.
1Password adopta Passkeys
Chega finalmente a actualização que dá ao 1Password a capacidade para lidar com Passkeys, o novo sistema que dispensa o uso de passwords.
Curiosamente, embora seja possível usar o 1Password para gerir e fazer sign-in com Passkeys, esta actualização ainda não permite que se utilize uma Passkey para o acesso principal ao 1Password - sendo algo que está prometido para uma actualização posterior que deverá chegar ainda antes do final do ano.
Curtas do dia
- TikTok lança ferramentas para marcar conteúdos gerados por AI
- China acusa EUA de infiltrarem e espiarem servidores da Huawei
- WhatsApp prepara experiência interactiva para compras dentro da app
- Google lança microscópio com realidade aumentada para facilitar detecção de cancro
Resumo da madrugada
- OpenAI revela Dall-E 3
- SSD externo Crucial X8 2TB a €108
- Volvo abandona motores diesel em 2024
- Huawei Mate 60 Pro tem chips que não devia ter
- Como a Google "arruinou" o Stadia com más decisões
- Nvidia RTX 5090 pode ser 70% mais rápida que a 4090
- iFixit penaliza iPhones devido às peças autenticadas
- Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €13
- Microsoft revela nova Xbox Series X cilíndrica para 2024
Curiosidade do dia: O primeiro sintentizador de sons electrónico foi criado nos laboratórios da RCA nos EUA nos anos 50. Mas só na década seguinte, com a chegada do Moog (e mais tarde o Minimoog) é que os sintetizadores se começariam a tornar populares na música.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)