2023/10/05

EUA fazem teste de mensagem de emergência

Nos EUA, todos os smartphones, TVs e rádios apresentaram um sinal de alerta de emergência (de teste) para validar o sistema.

A FEMA (Federal Emergency Management Agency) é obrigada a fazer testes do sistema de alerta de emergência a cada três anos, e foi isso que aconteceu, pondo à prova o seu Common Alerting Protocol (CAP).

Num mundo em que cada vez vemos fabricantes e serviços a fecharem-se sobre si mesmos, este protocolo assegura um método standard que pode fazer chegar mensagens de texto, vídeo, e áudio, a todo o tipo de dispositivos de forma imediata. O objectivo é que estes alertas possam chegar ao máximo possível de pessoas, tirando partido de todos os ecrãs e dispositivos adequados para passarem a mensagem. A FEMA até refere que o CAP poderia ser também implementado em computadores, consolas de jogos, redes sociais, etc.


Esperemos que possa servir de exemplo para o péssimo cenário que temos por cá, com mensagens de emergência da Protecção Civil a serem enviadas via SMS, e que podem demorar horas a chegar a todas as pessoas. Felizmente, parece que agora se esta em processo de considerar a mudança para um sistema de alerta através do Cell Broadcast, que tratará da questão de fazer chegar mensagens rápidas a milhares ou milhões de pessoas em tempo útil. No entanto, ainda fica a faltar um sistema unificado que também faça chegar as mensagens a todas as estações de rádio e televisores.

1 comentário: