2023/10/02

Notícias do dia

MB Way Pulse faz pagamentos contactless sem precisar do smartphone; Satélite BlueWalker 3 é um dos mais brilhantes no céu; Google apresenta Chromebook Plus com prestações melhoradas; Reino Unido confisca Flipper Zero na bagagem de mão; aquecimento dos iPhone 15 é causado por bug no iOS 17; e Philips Hue vai obrigar utilizadores a criar conta na cloud.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

CEO da Microsoft queixa-se que Apple ajudou Google a manter monopólio da pesquisa na internet

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante o processo anti-monopólio que a Google enfrenta nos EUA, disse que o negócio entre a Apple e Google, que coloca o Google em todos os dispositivos Apple, torna impossível que qualquer outro motor de pesquisa possa competir.

Há alguns anos a MS esteve em conversações para vender o Bing à Apple, para que esta o tornasse no seu próprio motor de pesquisa, mas foi um negócio que não se veio a concretizar. Entretanto, têm surgido rumores de que a Apple tem estado a trabalhar no seu próprio motor de pesquisa, que poderá tentar livrar-se da Google de forma idêntica à que fez com o Apple Maps para se livrar do Google Maps. Ainda assim, não deixa de ser sempre algo caricato ver empresas que detêm monopólios - como a Microsoft - a queixarem-se dos monopólios alheios, enquanto vão arranjando sempre desculpas de que os seus próprios monopólios são justificados.


Ilha de São Miguel vai ter estação de satélites

A Altice Portugal e a ThothX vão reactivar um teleporto na ilha de São Miguel nos Açores, para observação do tráfego espacial nas órbitas geoestacionárias.

A ilha açoriana contará com uma antena de 30 metros, que complementará as estações terrestres que a ThothX já tem no Canadá (antena de 46 metros) e na Austrália (antena de 30 metros), tirando partido da posição estratégica do arquipélago no meio do Atlântico.


Apple Watch original passa a "obsoleto"

A Apple passou o Apple Watch original para o estado de "obsoleto", o que significa que os relógios da primeira geração, lançados em 2015, deixam de poder ser reparados nas lojas da Apple e parceiros oficiais.

Não há qualquer excepção feita para o Apple Watch em ouro, que custava 17 mil dólares, e que foi descontinuado logo no ano seguinte, sendo substituido pelos modelos cerâmicos bastante mais económicos (1300 dólares). Por outro lado, há também que relembrar que desde 2018 que estes Apple Watch deixaram de ter acesso às actualizações de sistema, tendo ficado no watchOS 5.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

x





Curiosidade do dia: Portugal tem as maiores reservas de lítio da Europa, componente essencial para a produção das baterias mais eficientes conhecidas actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)