2023/10/20

Notícias do dia

Musk confirma mais modalidades pagas no X e possibilidade de sair da Europa; escrita por voz multilingua vai chegar ao Pixel 7; Reddit contempla login obrigatório para escapar aos bots AI; Google prepara Chrome OS Flex para Chromebooks sem actualizações; e vulnerabilidade 0-day no WinRAR usada em ataques desde Abril.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB; temos ainda o nosso passatempo de 16º aniversário.

Google desactiva Nearby Share no trabalho

A Google está a fazer um ajuste no sistema de partilha Nearby Share, desactivando-o nos Android com perfis de trabalho activos.

Embora o Nearby Share seja conveniente para fazer partilha de conteúdos entre dispositivos Android, essa facilidade nem sempre é desejada em ambientes empresariais - muito pelo contrário - muitas vezes sendo até indesejável por motivos de segurança. Com esta alteração a Google pretende facilitar a vida aos administradores de dispositivos Android nessas circunstâncias, e que até agora obrigava a recorrer a métodos mais instrusivos, como desactivar os serviços de loclização, etc.


Musk avisa para dificuldades na produção do Cybertruck

O Tesla Cybertruck vai finalmente começar a ser entregue a 30 de Novembro (de 2023) - muito depois da data incialmente prometida de 2021 - mas Elon Musk diz que não irá ser um veículo fácil de produzir. Musk diz que a Tesla se "meteu num buraco" com o Cybertruck, que é um produto bastante especial e que será extremamente difícil atingir um volume de produção que o torne rentável.

A produção irá ser bastante limitada por agora, e não se espera que atinja as 250 mil unidades por ano até 2025. Tendo em conta que existem mais de 1 milhão de reservas, irá demorar anos até que todos os actuais interessados recebam o seu Cybertruck. E não se pode esquecer que, enquanto isto, empresas como a Ford, GM e Rivian, já têm estado a vender as suas pickups e veículos concorrentes.

Por outro lado, a Tesla tem melhores notícias para o futuro...


Futuro modelo económico da Tesla será mais convencional

A Tesla tem estado a trabalhar num novo automível eléctrico que ficará posicionado abaixo do Model 3 e com preço base a começar nos 23 mil euros. Felizmente, para esse modelo não se prevêem complicações na produção, com Musk a dizer que será um modelo bastante mais convencional - que certamente tirará partido de toda a aprendizagem que a empresa já teve com o Model 3 e Model Y (ao contrário do Cybertruck, cujo corpo com painéis em aço obrigou a desenvolver novos sistemas de produção).

A parte negativa é que não há ainda qualquer data prevista para a chegada deste modelo mais económico, e o facto da Tesla estar hesutante nos planos da sua nova Gigafactory no México fazem antever que a coisa possa demorar ainda mais tempo do que todas as anteriores expectativas poderiam assumir.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a velocidade da luz no vácuo seja de cerca de 300 mil km por segundo, quando é transportada numa fibra óptica essa velocidade desce para os 200 mil km por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)