Alguns utilizadores dos Pixel 8 Pro queixam-se que o seu ecrã fica com tonalidade cor-de-rosa no modo always-on.
Quando se pensa que uma tecnologia já está amadurecida e não apresenta problemas, eis que se descobre que há marcas que continuam a parecer ignorar os detalhes e a "meter água". Já vimos isso no passado com os casos dos smartphones que optaram por instalar ecrãs "de cabeça para baixo" e a causar o efeito jelly scrolling (até a Apple o fez no seu iPad Mini), e agora parece ser a Google a sofrer com os modos de baixo consumo do ecrã.
O Pixel 8 Pro tem um ecrã OLED que suporta o modo always-on e frequência de actualização reduzida de 1 Hz para poupar energia. Infelizmente, nessas condições, alguns dos ecrãs estão a apresentar áreas do ecrã com tonalidades alteradas, que podem ser amareladas ou cor de rosa.
Quando os utilizadores forçam o modo de 120 Hz as cores regressam ao normal, o que comprova que a culpa estará relacionada com o modo de baixa frequência de 1 Hz.
Isto não é inesperado. Utilizar frequências reduzidas num ecrã OLED é algo que é bastante mais complexo do que se pode imaginar, uma vez que a curva de resposta dos pixels varia de forma não linear para cada sub pixel RGB. Isto obriga a uma calibração que não só tem que ter em conta a frequência utilizada mas também cada pixel individualmente (se se desejar ter as cores correctas em todas as partes do ecrã em todas as circunstâncias) - algo bastante mais complicado do que simplesmente ter uma única tabela de calibração com offsets a aplicar.
A parte boa é que isto não significa que se trata de um problema de hardware (embora seja indicador de um menor uniformidade no processo de fabricos dos painéis OLED), e pode ser simplesmente ignorado por quem não se importar das cores alteradas. Quanto aos que se incomodarem com isso, resta esperar que a Google lance uma actualização que possa minimizar esse efeito, tal como a Google já tinha feito no Pixel 4 XL que também sofria de coloração verde.
2023/10/17
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)