2023/11/19

Apple e Disney suspendem publicidade no X

São cada vez mais as empresas que estão a deixar de publicitar no X, com a Apple e a Disney a juntarem-se à lista, após (mais uma) publicação polémica de Elon Musk na plataforma.

Elon Musk pode ter muitos atributos positivos, mas é também conhecido por fazer declarações intempestivas e pouco informadas que o deixam em sarilhos (como quando acusou um mergulhador de ser pedófilo no caso dos jovens presos na caverna inundada na Tailândia em 2018). Desde que comprou o Twitter (agora X), essa sua tendência parece ter aumentado, e seguido por caminhos cada vez mais influenciados por teorias da conspiração e outros; o último dos quais promevendo um tweet anti-semita e de supremacia branca como sendo "a verdade".

Em resultado disso, temos assistido a um número crescente de empresas a abandonarem a plataforma, a que agora se juntam a Apple e a Disney na suspensão de publicidade na plataforma. Mas, há também outras que parecem ter parado de usar a plataforma por completo, sem qualquer publicação nos últimos dias - não se sabendo ainda se será opção deliberada ou meramente um lapso temporário.

Do seu lado Musk já veio reagir a estes abandonos, repetindo a sua acusação de que estas empresas "são contra a liberdade de expressão e de quererem controlar o discurso público", e incentivando os utilizadores a subscreverem as modalidades pagas do X. Parece que, para Musk, a verdade está intimamente ligada a ser algo pelo qual os utilizadores lhe pagam.

1 comentário:

  1. Um totó com milhares de milhões na carteira dificilmente passará de um totó.

    ResponderEliminar