2023/11/21

Notícias do dia

O misterioso caso do serviço Kanguru XL da NOS ficar lento à noite; Gmail para Android prepara botão de unsubscribe (10 anos após o ter lançado na web); iOS 17.2 livra utilizadores das sugestões musicais indesejadas; Elon Musk processa Media Matters por afugentar anunciantes no X; e FCC reforça medidas contra SIM Swap nos EUA.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Anthropic apresenta AI Claude 2.1

Tirando partido do reboliço na OpenAI (ver abaixo), a Anthropic apresentou o seu novo modelo AI Claude 2.1.

O Claude 2.1 tem capacidade para lidar com até 200 mil tokens de contexto (o dobro do modelo anterior), o que é equivalente a cerca de 500 páginas de texto; conseguindo fazer um melhor trabalho em coisas como resumir documentos de grande dimensão e complexidade. A Anthropic também diz que reduziu para metade a probabilidade de nos depararmos com "alucinações" do modelo, e pisca os olhos aos actuais clientes da OpenAI anunciando o acesso em beta via API.



95% da OpenAI ameaça sair

A novela da OpenAI continua, com um caso caricato de ter a esmagadora maioria dos funcionários ao lado do ex-CEO, Sam Altman, ameaçando sairem da empresa se a direcção não revertesse a sua decisão e o fizesse regressar.

A carta ameaçando essa saída foi assinada por 747 dos 770 funcionários, sendo que mesmo que fosse concretizada por 50% deles, já representaria um enorme rombo nas operações da empresa e nos seus planos para o futuro. Ainda mais tendo em conta que Sam Altman ficaria com uma equipa quase completa para começar a replicar o trabalho na Microsoft, complicando ainda mais a vida à OpenAI que ajudou a fundar.


Google Maps com novo esquema de cores nos mapas

O Google Maps está em processo de actualização para um novo esquema de cores. O método mais simples de saber se já o receberam é olhar para a cor das estradas, que passa do anterior amarelo para um cinzento azulado. Uma cor que pode não ser inicialmente do agrado de todos, mas que tem algumas vantagens: como permitir que os pontos de interesse em cores claras se tornem mais destacados do que quando tinham que competir com o amarelo das estradas.

Como sempre, de uma forma ou de outra, será sempre uma questão de habituação. E mesmo se nos primeiros dias se estranhará por ser diferente daquilo a que se esteve habituado nos últimos anos, em breve tornar-se-á no novo "normal"... até à próxima vez que a Google decida mexer nas cores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora normalmente se fale de "Linux" como sendo uma entidade única ou associada a uma meia dúzia de distros, na verdade existem mais de 300 distribuições Linux com desenvolvimento activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)