2023/11/10

Snapdragon Satellite não sai do solo

A Qualcomm e a Iridium terminaram a sua parceria, o que colocará um ponto final no programa Snapdragon Satellite.

O Snapdragon Satellite pretendia aumentar o número de smartphones com capacidade de comunicação via satélite, em parceria com a Iridium, mas os fabricantes de smartphones não parecem ter aderido à ideia. A comunicação via satélite já estava disponível no Snapdragon 8 Gen 2, desde que os fabricantes adicionassem o hardware extra para as antenas, mas não teve grande receptividade. Uma falta de adesão que terá levado ao fim da parceria da Qualdomm com a Iridium, e também ao do Snapdragon Satellite.

A Qualcomm tenta minimizar este falhanço dizendo que os smartphones poderão continuar a ligar-se a satélites, mas através das estações terrestres - parecendo ignorar que a grande vantagem das comunicações satélite nos smartphones é proporcionar conectividade precisamente nas situações em que não se tem cobertura terrestre.
Mais provavelmente, este desfecho (já esperado) terá sido causado pelo surgimento dos satélites que conseguirão comunicar directamente com smartphones no solo sem necessidade de hardware especial - como a mais recente geração da Starlink, com serviço a entrar em funcionamento no próximo ano - e que não acarreta qualquer custo adicional para os fabricantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)