2023/12/27

Amazon Prime Video começa a mostrar publicidade a 29 de Janeiro

O Amazon Prime Video vai começar a apresentar publicidade a partir de 29 de Janeiro de 2024, e chega ao ponto de dizer que os clientes nem terão que pagar mais por isso.

Os serviços de streaming podem ter muitas vantagens, mas também estão repletos de desvantagens que, inevitavelmente, vão sendo impingidas aos subscritores. Como se não bastassem as eternas questões de licenciamento e direitos de autor, que podem fazer com que filmes e séries desapareçam de um dia para o outro, temos também a permanente possibilidade de alteração das condições do serviço, sem que o o cliente nada possa fazer quanto a isso. É o que agora vai acontecer, cortesia da Amazon.

O Amazon Prime Video começará a apresentar publicidade ao estilo dos canais tradicionais, mas tentando pintar o cenário como sendo um benefício para os utilizadores, dizendo que isto permitirá continuar a investir na produção de novos conteúdos, e que os utilizadores "podem ficar descansados" já que verão menos publicidade do que serviços rivais, e que não será necessária qualquer acção por parte dos utilizadores, nem haverá qualquer alteração no preço. Promessas que serão um pouco difíceis de digerir, considerando que logo de seguida refere que, "se no entanto não quiserem ver publicidade, podem sempre pagar mais $2.99 por mês para continuarem a usufruir do Prime Video como era até agora".

Por um lado, há serviços de streaming que parecem finalmente ter percebido o erro que foi querer fragmentar a oferta em dezenas de serviços concorrentes, cada um a tentar manter fechado os seus conteúdos exclusivos; e que agora começam a estar mais receptivos a licenciá-los para serviços rivais. Por outro lado, há outros que parecem querer ir testando até que ponto os clientes estarão dispostos a suportar a pioria do serviço antes de se poderem sentir tentados a procurar fontes alternativas, que provavelmente pensavam já não vir a ter que recorrer quando tomaram a decisão de pagar por um serviço de streaming.

1 comentário:

  1. O problema destas empresas é que querem cobrar um valor demasiado baixo para os custos totais, eventualmente terão de aumentar o preço, colocar publicidade, ser comprados por outros, ou todos os anteriores.

    ResponderEliminar