2024/01/23

Hyundai cria deflectores retrácteis para maximizar autonomia nos carros eléctricos

A Hyundai revelou o sistema Active Air Skirt de deflectores retrácteis que melhoram a aerodinâmica do veículo a altas velocidades.

O sector automóvel não é alheio a sistemas aerodinâmicos móveis. Seguindo nesse mesmo caminho, a Hyundai apresentou o seu Active Air Skirt, que consiste em deflectores na parte frontal inferior do veículo, que baixam quando se ultrapassa os 80 km para melhorar a aerodinâmica e a eficiência - e se voltam a esconder quando se baixa dos 70 km/h.

É a estas velocidades que a resistência do ar se torna maior que a resistência de rolamento, e em que a aerodinâmica passa a ser o elemento mais importante. Mas ao fazer isto com peças móveis, os utilizadores podem ter o benefício aerodinâmico quando interessa, sem serem penalizados com um carro com a frente excessivamente baixa que complicaria a sua vida nas manobras diárias de passar lombas, estacionar de frente perto de passeios, etc.
A Hyundai diz que o sistema pode suportar velocidades superiores a 200 km/h, e que nos testes realizados num Genesis GV60 obteve uma melhoria de 2.8% no coeficiente aerodinâmico, podendo representar mais 6 km de autonomia num veículo eléctrico.


A Hyundai tem apresentado diversas inovações tecnológicas nos últimos tempos, passando pelos sistemas que viram as quatro rodas, pneus transformáveis para a neve, ou o curioso sistema de transmissão Uni Wheel. Ao contrário desses, este Active Air Skirt parece ser incomparavelmente mais fácil e económico de implementar a curto prazo.


Actualização: Parece que já irá ser usado no Kia EV6 GT.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)