2024/01/24

Notícias do dia

Apple vai querer cobrar comissões e analisar apps fora da App Store; Samsung pode lançar Galaxy Z Fold6 mais barato; Google Pixel 9 Pro com design revisto; Chrome 121 com criação automática de grupos de tabs via AI; e X adiciona suporte para Passkeys - mas só em iOS e nos EUA.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart.

Carro da Apple derrapa para 2028

O projecto do automóvel da Apple continua a enfrentar dificuldades, desta vez voltando a sofrer um adiamento que atira o lançamento esperado de 2026 para 2028.

Mas as dificuldades parecem estar a surgir a todos os níveis, sendo referido que a Apple também já terá desistido da esperança de lançar um carro com capacidade de condução autónoma total, agora optando por um sistema de assistência ao condutor de apenas nível 2 - equivalente ao que se vai tornando cada vez mais comum nos carros já no mercado; e que poderá ser considerado "pouco" em 2028. Mas, tal como estes adiamentos sucessivos vão alterando os planos, também isto poderá ser alvo de grandes alterações ao longo dos próximos anos.


Amazon França multada por espiar funcionários

A enridade reguladora francesa CNIL multou a Amazon France Logistique por usar sistemas de vigilância excessivamente intrusivos para monitorizar os seus funcionários.

Entre eles estavam sistemas que monitorizavam a frequência de utilização dos scanners usados pelos funcionários, para contabilizar o seu tempo "inactivo" e também a velocidade com que faziam o scan de produtos - sistemas que a CNIL diz serem ilegais em França. Pelo seu lado, a Amazon diz discordar da decisão e argumenta que se tratam de simples sistemas de gestão dos seus armazéns, e que são necessários para assegurar a segurança e qualidade das suas operações, e cumprir com as expectativas dos seus clientes.


Microsoft deve livrar-se do DMA no Bing e Edge - assim como o iMessage da Apple

Enquanto outras empresas se vão preparando para cumprir com as exigência do Digital Markets Act europeu, que entrará em vigor em Março, a MS parece ter conseguido convencer a UE de que o Bing, Edge, e os seus serviços de publicidade, não têm a dimensão suficiente para serem abrangidos.

Também a Apple deverá ter sorte a propósito do iMessage, com as indicações prévias de que também o serviço de mensagens poderá ficar isento do DMA, o que evita que a Apple tenha que abrir o serviço à interoperabilidade com serviços concorrentes. Isto numa altura em que a Apple parece tratar a exigência de abertura da plataforma à sua maneira, querendo cobrar comissões sobre as apps que não passarem pela App Store.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: A primeira máquina de calcular electrónica comercial foi a Sumlock ANITA da Bell Punch, lançada em 1961 no Reino Unido. Pesava 15 kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)