2024/01/24

Apple vai querer cobrar comissões e analisar apps fora da App Store

A Apple prepara-se para cumprir com as exigências do DMA Europeu e permitir a instalação de apps sem passarem pela App Store - mas poderá não ser da forma que os consumidores esperavam.

Enquanto por um lado vai fazendo tudo o que pode para escapar às exigência do DMA (Digital Markets Act), por outro lado a Apple vai-se preparando para fazer aquilo que é exigido mas "da pior maneira possível".

Ao estilo do que tem feito nos locais que exigem que permita serviços de pagamentos alternativos nas apps, e onde relutantemente o faz mas continuando a cobrar a sua comissão(!) contrariando desde logo o propósito que era pretendido, também para a abertura da App Store na Europa parece estar a equacionar táctica idêntica. Nomeadamente, a Apple parece querer continuar a cobrar comissões sobre as apps que não sejam instaladas via App Store, e também continuar a fazer avaliações dessas mesmas apps.

São pretensões que parecem ridículas e que, esperamos que desta vez não sejam aceites, pois acabaria por ficar tudo na mesma. Além do mais, para todos os "riscos" que a Apple costuma argumentar como motivos para tal, basta relembrar que nos Macs os utilizadores estão livres de instalarem aquilo que bem entenderem, se passarem por App Stores, e não se vê a Apple a dizer que o uso de Macs é um grande risco de segurança para os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)