2024/01/05

Portátil Huawei Qingyun L540 usa chip de 5nm produzido pela TSMC

O chip usado no portátil da Qingyun L540 da Huawei é produzido pela TSMC e não por fabricantes chineses.

Depois da Huawei ter surpreendido com a inclusão de chips com tecnologia 5G nos seus smartphones mais recentes, quando os EUA acreditavam que os embargos impostos à marca a impediriam de lançar novos produtos com essa tecnologia, as atenções viraram-se para o seu portátil Qingyun L540, que utilizaria um chip "inovador" feito em processo de 5nm, e que também se pensaria não estar dentro das capacidades de fabrico das empresas chinesas. Mas, os EUA podem continuar descansados.

Veio agora descobrir-se que afinal este portátil utiliza um chip de 5nm, mas que é produzido pela TSMC, e que na verdade são chips produzidos em 2020 por altura em que as sanções norte-americanas restringiram o acesso da Huawei a este fabricante.

Com isto, cai por terra o receio / suspeita de que a SMIC, o maior fabricante de chips chinês, tivesse conseguido maquinaria para produzir chips de 5 nm, o que certamente iria gerar novo reboliço para tentar determinar como é que isso teria acontecido (os EUA têm bloqueado a venda de maquinaria avançada de produção de chips para a China, permitindo apenas que comprem máquinas capaz de produzir chips com tecnologia mais antiga).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)