2024/01/05

Tesla reduz autonomia anunciada nos X, S e Y

Depois de críticas de autonomias inflacionadas, a Tesla reduziu ligeiramente as autonomias anunciadas para a maioria dos seus modelos.

A Tesla tem sido criticada por apresentar autonomias irrealistas, que são desmascaradas facilmente pelos seus próprios automóveis. Por exemplo, num modelo que anuncie 480 km, tentar fazer uma viagem de 420 km faz automaticamente com que o sistema de navegação direccione o condutor através de um posto de carregamento intermédio, porque o próprio sistema da Tesla sabe que o carro não conseguirá percorrer aquela distância.

Talvez por isso se assista agora a um pequeno acerto, que reduz ligeiramente a autonomia anunciada no site da Tesla para os Model X, S, e Y - sendo que por agora o Model 3 parece ter ficado de fora.
  • O Model Y Performance baixa das 303 milhas para as 285 milhas.
  • O Model Y Long Range passa de 330 para 310 milhas.
  • O Model X Plaid baixa de 333 para 326 milhas.
  • O Model S Plaid passa de 396 para 359 milhas.
A explicação oficial da Tesla para este ajustes é que se devem a "melhorias de conforto e funcionalidade" que gastam mais energia, e também ao processo de teste revisto da EPA, que resulta em consumos acrescidos e autonomia ligeiramente reduzida.

Seja qual for a explicação, e embora haja críticos que continuem a dizer que os valores ainda são irrealistas, são valores que serão mais próximos daqueles que poderão ser obtidos em circunstâncias reais pelos clientes. Há alguns meses a Tesla começou a ser investigada devido às queixas de autonomias inflacionadas, algo que certamente também poderá ter tido efeito neste ajuste que agora foi feito. Na UE a Tesla ainda não actualizou os valores, mantendo as autonomias anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)