2024/03/01

Apple diz que entidades e utilizadores europeus estão preocupados com lojas alternativas no iOS

Com a UE a exigir a aberta da plataforma iOS, a Apple não olha a meios para tentar manter o máximo de controlo possível.

A Apple recorre a mais uma ronda mediática para tentar manter o controlo total sobre o iOS, agora dizendo que há entidades e utilizadores que estão preocupados com os riscos de segurança de se permitir a instalação de apps que não passem pela App Store.

Seguindo os pontos da táctica FUD (Fear, Uncertainty, Doubt), a Apple embeleza os receios mencionando sectores como a defesa, banca, serviços governamentais, serviços de emergência - mas, obviamente, não mencionando que esses sectores também utilizam Android, que desde sempre possibilitou a instalação de apps directamente, sem que tenha havido qualquer apocalipse digital; e convenientemente esquecendo-se de referir que o seu próprio macOS permite a instalação directa de apps, e não se vê a Apple a alertar os utilizadores para o "grande risco de segurança" de utilizar computadores Mac.

Também não é referido que, mesmo estando fechada via App Store, a plataforma iOS tem continuado a estar vulnerável a spyware ao longo dos anos, nalguns casos podendo mesmo suspeitar-se que existam backdoors nos equipamentos (se isso tivesse acontecido num Android, sem dúvida que veríamos a Apple a celebrar isso até à exaustão como exemplo do risco de uso de Androids).

Tudo isto não passa de uma forma de tentar justificar a "necessidade" da Apple manter controlo sobre as apps e app stores fora da sua App Store oficial, e que passam pelo pagamento da "taxa Apple", que segundo os desejos da Apple, faz com que cada app store alternativa tenha que pagar uma caução de um milhão de dólares à Apple, e cada app fique sujeito ao pagamento de uma taxa que pode representar milhões de dólares por ano, mesmo que se trate de uma app gratuita. Não me parece que seja essa a interpretação que os consumidores e developers farão de um sistema "livre" da Apple - que adicionalmente está a remover o suporte para web apps na Europa, para que não haja mesmo forma de escapar à sua App Store.

5 comentários:

  1. Podem sempre proibir a venda de dispositivos com iOS na EU e deixa de haver todos esses riscos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou podem dizer que o valor que custa é na premissa de manterem o controle total bloqueado, se o novo dono quiser passar a ser ser dono a 100% tem de pagar uma taxa adicional, como fazem os operadores com os telemóveis bloqueados à rede daquele operador que são mais baratos, e se quiserem desbloquear pagam uma taxa de desbloqueio :P

      Eliminar
    2. Não lhes dês ideias! :D

      Eliminar
  2. da apple pensa que fala para patetas.

    ou às tantas fala mesmo, porque há gente a comprar dispositivos apple (e a apoiar esta ideologia) e a cair nestas falácias

    ResponderEliminar
  3. "há entidades e utilizadores que estão preocupados com os riscos de segurança de se permitir a instalação de apps que não passem pela App Store"
    Ha
    Ha
    Ha
    Ha
    Ninguém me disse que a Apple se tinha tornado numa stand-up comedian :D :D

    ResponderEliminar