2024/03/25

Chip A18 Pro da Apple terá AI local

A Apple deverá entrar na era AI com o chip A18 Pro na geração iPhone 16, mas só nos modelos Pro.

Segundo as últimas indicações, a Apple está a preparar a sua próxima geração de chips para suportarem as mais recentes capacidades AI, mas é algo que só deverá acontecer no A18 Pro que equipará os iPhone 16 Pro. Nos modelos não Pro a Apple optará por um chip sem hardware dedicado para essa função, o que irá reduzir as suas capacidades de AI feitas localmente sem dependência de serviços na cloud.

Todos os fabricantes se têm apressado para tentar adicionar o máximo de capacidades AI aos seus equipamentos, com o grande destaque do momento a ir para as coisas que podem ser feitas directamente no dispostivo versus as coisas que ficam dependentes de um serviço na internet. A primeira opção é obviamente mais limitada (um chip local não pode competir com o imenso hardware dedicado existente nos data centers), mas tem a grande vantagem de poder funcionar sem ligação à internet e também proporcionar respostas imediatas e sem atrasos (no caso de um assistente AI). Tal como a Qualcomm, também a Apple quer ter essa capacidade nos seus futuros iPhones e iPads, mas por agora isso começará por ser feito apenas no chip A18 Pro, e não no A18 normal.

Ao contrário do que aconteceu na actual geração, em que os iPhone 15 Pro usam o chip A17 Pro e os iPhone 15 não-pro se mantiveram com o A16 do ano anterior, este ano a Apple deverá voltar a aplicar um novo chip (A18) em ambos os iPhones 16, mas com o modelo Pro a ter direito ao A18 Pro com mais capacidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)