2024/03/28

Google cede e vai correr Gemini Nano no Pixel 8

A Google reconsiderou, e vai adicionar o Gemini Nano a correr localmente nos Pixel 8 normais.

Depois de ter desapontado os fãs e clientes, dizendo que seu modelo AI Gemini Nano apenas iria funcionar no Pixel 8 Pro, a Google parece ter decidido não tentar arranjar justificações para tal. Sabendo-se que o Pixel 8 normal usa o mesmo chip Tensor G3 que o Pixel 8 Pro, tornava-se difícil para os consumidores aceitarem essa discrepância que a Google dizia dever-se a "limitações de hardware".

Agora, essas limitações de hardware parecem ter desaparecido, e a Google diz que o Gemini Nano chegará ao Pixel 8 na próxima feature drop, como developer preview, e possibilitando as smart replies melhoradas no teclado Gboard e os resumos das gravações de voz, tal como o Pixel 8 Pro.

É mais um caso que poderia ter sido (e devia ter sido) evitado. Da próxima vez que a Google argumentar que não pode fazer algo por "limitações de hardware", não conseguirá escapar à dúvida sobre se será realmente uma questão de limitações de hardware ou se, como neste caso do Pixel 8, são "limitações de hardware" que misteriosamente podem deixar de existir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)