2024/03/27

Notícias do dia

Microsoft com problema de login nos serviços e apps; Apple incentiva upgrade dos iPhone 11 e 12 para o iPhone 15; apps de VPN gratuitas para Android transformavam smartphones em proxies para tráfego malicioso; e a curiosa história das opções de formatação no Windows feitas como solução temporária mas que se mantêm há 30 anos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

China queixa-se dos EUA na OMC

A China apresentou uma queixa formal contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC), referente a subsídios nos carros eléctricos que diz beneficiaram injustamente os fabricantes norte-americanos e prejudicando os fabricantes chineses.

O Inflation Reduction Act (IRA) oferece benefícios de até 7500 dólares aos norte-americanos na compra de carros eléctricos, mas apenas para veículos que tenham a maioria dos componentes produzidos nos EUA. Da maneira que as coisas estão, não seria descabido ver esta queixa expandir-se à Europa, que também está a considerar a aplicação de taxas adicionais nos automóveis chineses para beneficiar os fabricantes europeus.


Google adere ao deslizar para a esquerda/direita

Alguns resultados das pesquisas no Google vão começar a apresentar um sistema de gostar / não gostar idêntico ao que é usado noutras apps e serviços, em que basta deslizar para a direita ou para a esquerda.

Por agora este sistema começará por ser apresentado em pesquisas relacionadas com moda, nos EUA, para obter uma ideia dos estilos preferidos pelo utilizador e apresentar coisas que sejam do seu gosto.


Vulnerabilidades 0-day aumentaram 50% em 2023

As preocupações com a segurança são mais fortes que nunca, mas o lado que se quer aproveitar das falhas de segurança também está mais activo que nunca. Em 2023 registaram-se 97 ataques que exploravam falhas 0-day, representando um aumento de 50% face a 2022.

A maioria delas está relacionada com ataques de grupos de hackers com ligações estatais, usadas para espionagem, enquanto as outras estavam relacionadas com ataques com motivações financeiras, como o ransomware. A Google também aponta o dedo às empresas que comercializam produtos de spyware, que habitualmente oferecem recompensas bastante elevadas por vulnerabilidades 0-day que possam explorar antes de serem descobertas e reveladas publicamente; e também alerta para o perigo dos ataques que tiram partido de vulnerabilidades em componentes populares, que podem ser usados por centenas ou milhares de apps ou serviços, e que multiplicam drasticamente o risco da sua utilização.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O ZX Spectrum podia ler e gravar dados em cassete a uma média de 170 bytes por segundo, fazendo com que demorasse entre 3 a 4 minutos para carregar um jogo. A estas densidades e velocidades, uma cassete de 90 minutos poderia guardar um total de 896KB e, para se guardar um gigabyte de informação seriam necessárias 1116 cassetes, que demorariam quase 70 dias a ler ou gravar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)