2024/03/11

Tesla Model Y Performance com nova redução de autonomia nos EUA

Nos EUA, a Tesla reduziu novamente a autonomia do Model Y Performance, agora para os 449 km.

Já sabemos que, ao estilo dos consumos dos veículos a combustão, também as indicações das autonomias nos veículos eléctricos podem variar drasticamente face à autonomia que se pode ter em circunstâncias reais, tanto para pior como para melhor, dependendo de coisas como a temperatura ambiente e, claro, o factor "pé direito".

No seu site oficial nos EUA, a Tesla reduziu a autonomia indicada para o Model Y Performance, baixando-a dos 459 km para os 449 km. São menos dez quilómetros, que parecem insignificantes, mas que se revelam preocupantes tendo em conta que é a segunda vez que temos uma redução da autonomia EPA. A Tesla começou por comercializar o Model Y Performance nos EUA prometendo uma autonomia de 488 km, que depois foi reduzida para os 459 km, e agora novamente para os 449 km - o que já se traduz em quase 40 km, ou cerca de 10% da autonomia inicialmente prometida.
O facto da Tesla também não explicar estas reduções deixa que isso fique por conta das teorias dos fãs, que vão de coisas como os novos métodos de teste da EPA, a alterações que a Tesla esteja a fazer nas baterias, ou de cálculos mais acertados por parte da Tesla (que também já foi multada por apresentar autonomias "inflacionadas", especialmente em tempo frio - que tem peso marcante nos consumos).

Em Portugal, a Tesla apresenta uma autonomia bem mais optimista de 514 km (WLTP) para o Model Y Performance, 533 km para o Model Y Long Range, e de 455 km para o Model Y mais económico - que nesta data tem preço a começar nos 42.990 euros .


Actualização: para os curiosos entre a diferença das autonomias WLTP vs EPA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)