2024/03/24

Uso do X continua em queda

O Twitter X continua a perder utilizadores na era Elon Musk.

Apesar de Musk insistir que o X está bem de saúde e com cada vez mais utilizadores, os dados de empresas como a Sensor Tower demonstram um cenário bem diferente, com o serviço anteriormente conhecido como Twitter a ter perdido 23% dos utilizadores diários nos EUA desde o início de 2023. No resto do mundo a tendência é idêntica, com uma queda superior a 15%.

Curiosamente, ou não, também se regista uma queda de 10% no TikTok, e nem o Instagram escapa incólume, com uma queda de 5%. Apenas o Facebook e Snapchat mantêm a tendência praticamente plana.
Oficialmente, o X diz continuar em crescimento, embora não especifique o que considera "utilizadores activos". Para a Sensor Tower, que usa dados recolhidos de uma amostra variada de utilizadores que aceitam partilhar esses dados, um utilizador activo diário é alguém que tenha utilizado a app por mais de dois segundos nesse dia (o que até é um intervalo de tempo bastante simpático para os serviços - seria interessante comparar estes números com os que usam mais de 5 minutos por dia).

É pena que o gráfico não inclua o Threads, a app concorrente do Twitter / X da Meta, que tem estado em crescimento e que tem como trunfo adicional o suporte do protocolo descentralizado ActivityPub que lhe dará compatibilidade com o Mastodon e outros serviços.

1 comentário: