2024/03/24

Telegram suspenso em Espanha

O Tribunal Superior de Espanha ordenou a suspensão temporária do Telegram no território.

Havendo em curso vários processos europeus referentes à ausência de moderação em diversas plataformas, poderia pensar-se que esta suspensão estaria relacionada com isso, mas não é o caso. Esta suspensão do Telegram deriva de algo bastante mais comum e "tradicional": de empresas a queixarem-se que o Telegram permite que os utilizadores façam o upload de conteúdos sem permissão dos detentores dos respectivos direitos de autor - ou seja, o que habitualmente se designa por "pirataria".

Não faltam canais no Telegram onde se pode encontrar "tudo" o que se deseje, quer sejam as capas dos jornais (ou jornais integrais), a músicas, filmes, e tudo o mais que exista na internet.

É extremamente raro culpabilizar uma plataforma ou serviço pelas acções dos seus utilizadores, ainda mais quando - no caso do Telegram - será difícil argumentar que a partilha de conteúdos ilegais seja o principal propósito do serviço. Mas o Tribunal Espanhol optou por essa medida, que obriga os operadores de telecomunicações a bloquear o acesso ao serviço, e no processo impedindo que os espanhóis possam continuar a usar o quarto serviço de mensagens mais popular no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)