Embora para os utilizadores as "app stores" possam ter sido benéficas, facilitando o processo de encontrar apps e com alguma suposta garantia de segurança (nem sempre merecida), para os developers as coisas nem sempre são tão positivas.
Mesmo sabendo-se que o tópico do momento é a questão da App Store da Apple na Europa, as críticas da VideoLAN, criadora do popular VLC, são na verdade direccionadas às stores do Windows e do Android. Plataformas nas quais a VideoLAN diz estar impossibilitada de lançar actualizações, por diferentes motivos. No caso da Microsoft, é um problema que dura já cerca de dois anos, sem que tenham conseguido qualquer reposta por parte da MS. No Android, a situação não é menos preocupante, com a Google a exigir que a actualização deixe de suportar dispositivos Android TV pré API 30, o que deixaria milhares de pessoas sem acesso ao VLC (ou, em alternativa, tendo que fornecer as suas chaves privadas à Google).
App Stores were a mistake.
— VideoLAN (@videolan) March 22, 2024
Currently, we cannot update VLC on Windows Store, and we cannot update VLC on Android Play Store, without reducing security or dropping a lot of users...
For now, iOS App Store still allows us to ship for iOS9, but until when?
If you do wonder why we don't update VLC on the Windows Store or why VLC/iOS can't connect properly to OneDrive shares, it's because Microsoft Kafkaïesque bureaucracy refuses to help us.
— VideoLAN (@videolan) February 19, 2024
We're only trying to contact someone since 2years...
Any day now...
A situação na App Store da Apple também estará condenada a mudar no futuro, já que por agora a Apple ainda permite lançar actualizações compatíveis com iOS 9, mas será algo que inevitavelmente também deixará de acontecer (tal como quando abandonaram o suporte para as apps de 32-bits).If you wonder why we can't update the VLC on Android version, it's because Google refuses to let us update:
— VideoLAN (@videolan) March 22, 2024
- either we give them our private signing keys,
- or we drop support for Android TV before API-30, and all our users on TV API<30 can't get fixes.
A evolução da tecnologia é positiva, mas quando essa evolução é feita à custa de penalizar os utilizadores com produtos mais antigos - e muitas vezes inviabilizando o seu uso - talvez seja necessário rever as prioridades.
A MS tem o seu Media Player que sempre foi mais limitado que o VLC mas certamente querem que ninguém use outra coisa..
ResponderEliminarNão é esse o tema: as App Stores são responsáveis por manter a ordem, segurança e progresso, daí que tudo que seja Android 10 e anterior já não deve ser suportado senão as marcas ainda lançavam esse SO, o mesmo no iOS além de cumprirem as normas. No Android nada impede que lancem na página deles o APK.
Eliminar