2024/03/24

VLC critica "app stores" por impossibilitarem actualizações no Windows e Android

A VideoLAN desabafou que não consegue actualizar o VLC para Android via Play Store e para Windows via Windows Store.

Embora para os utilizadores as "app stores" possam ter sido benéficas, facilitando o processo de encontrar apps e com alguma suposta garantia de segurança (nem sempre merecida), para os developers as coisas nem sempre são tão positivas.

Mesmo sabendo-se que o tópico do momento é a questão da App Store da Apple na Europa, as críticas da VideoLAN, criadora do popular VLC, são na verdade direccionadas às stores do Windows e do Android. Plataformas nas quais a VideoLAN diz estar impossibilitada de lançar actualizações, por diferentes motivos. No caso da Microsoft, é um problema que dura já cerca de dois anos, sem que tenham conseguido qualquer reposta por parte da MS. No Android, a situação não é menos preocupante, com a Google a exigir que a actualização deixe de suportar dispositivos Android TV pré API 30, o que deixaria milhares de pessoas sem acesso ao VLC (ou, em alternativa, tendo que fornecer as suas chaves privadas à Google).
A situação na App Store da Apple também estará condenada a mudar no futuro, já que por agora a Apple ainda permite lançar actualizações compatíveis com iOS 9, mas será algo que inevitavelmente também deixará de acontecer (tal como quando abandonaram o suporte para as apps de 32-bits).

A evolução da tecnologia é positiva, mas quando essa evolução é feita à custa de penalizar os utilizadores com produtos mais antigos - e muitas vezes inviabilizando o seu uso - talvez seja necessário rever as prioridades.

2 comentários:

  1. A MS tem o seu Media Player que sempre foi mais limitado que o VLC mas certamente querem que ninguém use outra coisa..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é esse o tema: as App Stores são responsáveis por manter a ordem, segurança e progresso, daí que tudo que seja Android 10 e anterior já não deve ser suportado senão as marcas ainda lançavam esse SO, o mesmo no iOS além de cumprirem as normas. No Android nada impede que lancem na página deles o APK.

      Eliminar