2024/04/16

Android 15 vai ter carregamento NFC wireless

Com a chegada do Android 15 poderemos assistir à popularização do carregamento wireless NFC.

Actualmente, e depois de uma pequena guerra de standards inicial, temos o sistema de carregamento wireless Qi e Qi2 que facilita a vida a quem desejar carregar os seus equipamentos sem estar dependente de qualquer tipo de ficha e de um cabo agarrado. Mas, existe outro sistema que tem estado à espera da sua oportunidade, e que pode chegar com a próxima versão do Android.

Foram descobertas referências no Android 15 ao sistema de carregamento wireless via NFC.

O carregamento wireless NFC é bastante mais limitado do que o Qi, apenas podendo atingir um máximo de 1W, mas em contrapartida pode ser implementado em áreas e volumes bastante mais reduzidos.
Isto permite que, em vez de se ficar dependente de carregadores específicos para acessórios como earphones, smart rings, smart bracelets, stylus, etc., estes poderiam ser recarregados directamente pelo smartphone usando este sistema.

O NFC Wireless Charging foi lançado em 2020 mas ainda não teve impacto significativo na forma como se utilizam dispositivos de baixa potência. Caso o Android 15 venha a ter suporte oficial para o sistema, será de esperar que isso possa começar a mudar já a partir do final deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)