2024/04/16

DIGI já tem mais de 2 mil antenas em Portugal

Um mapa criado por voluntários revela que a Digi já tem mais de 2 mil antenas funcionais em Portugal para o seu serviço móvel.

Muitos portugueses aguardam há bastante tempo o arranque do serviço da Digi em Portugal - que está prometido para este mês. Mas enquanto isso não acontece, há um pequeno grupo de entusiastas que se tem dedicado a mapear as torres com serviço Digi que vão sendo activadas - algumas dedicadas, outras partilhadas com outros operadores - e que já somam mais de duas mil, no continente e nas ilhas.

Como explica Ricardo Saraiva:
Num projecto que começou em Setembro de 2022 com o registo da localização dos primeiros sites da DIGI Portugal em colaboração com o Alexandre Moleiro, criou-se um canal no Telegram Messenger com a designação CellMapper Portugal no endereço https://t.me/cellmapperpt em que diariamente são partilhadas fotos e localizações dos sites da Digi Portugal que são encontrados por parte de entusiastas e curiosos.

Actualmente o mapa da Caça às Antenas da DIGI Portugal conta com o registo de mais de 2000 sites no Continente e Ilhas, pode ser consultado aqui.
Tem-se também tentado registar com a aplicação CellMapper todos os sites que se vão encontrando a emitir, a aplicação é gratuita e os dados ficam registados aqui. Há uma aplicação que permite bloquear bandas, bloquear EARFNs, criar logs, etc, permitindo analisar ao pormenor a rede móvel da DIGI Portugal mas que só funciona em equipamentos com Android e necessita de root, o Network Signal Guru.

O meu agradecimento a todos os que têm participado activamente no canal do CellMapper PT criado para o efeito, que permitiu criar uma pequena comunidade de partilha e ajuda entre todos.

Tendo em conta que estas são as antenas apanhadas pelos voluntários, será de assumir que existam ainda mais que não tenham sido detectadas, demonstrando que a Digi deverá ter tudo pronto para arrancar com o serviço comercial a qualquer momento.

4 comentários:

  1. Dedos cruzados para que tenham ofertas atrativas e não se juntem logo ao cartel.

    ResponderEliminar
  2. Só neste País é que se atrasa a entrada desta operadora no mercado, em nome do cartel explorador e sanguinário.

    ResponderEliminar
  3. Vamos acabar com o monopólio dos mesmos de sempre , Vodafone,nos,MEO. Estes dois últimos são o rosto da política da governação .. aqui se vêm os lobis é uma vergonha ou melhor essa espécie de gente já perdeu a vergonha ...eu também sou DIGI

    ResponderEliminar