2024/04/12

Chave com password esquecida tem €460M em Bitcoin

Uma chave IronKey S200 guarda 7002 bitcoins, mas o seu dono não se lembra da password.

Não faltam relatos de casos desesperados em maior ou menor grau, de pessoas que perderam ou deitaram fora bitcoins que, na altura, não tinham qualquer valor significativo, mas que actualmente podiam valer milhares ou até milhões de euros. Em 2017 falamos do caso de um britânico que estava disposto a vasculhar um aterro depois de ter atirado um disco para o lixo; e agora temos um caso idêntico, mas de solução potencialmente bastante mais simples.

Desta vez não há o problema de não saber onde está o item. O seu dono sabe exactamente onde se encontra a sua IronKey S200, uma carteira em hardware, encriptada que guarda 7002 bitcoins que recebeu em 2011 por um trabalho que fez, numa altura em que cada bitcoin valia menos de um euro. O problema é que ao longo dos anos acabou por perder dois backups que tinha, e também se esqueceu da password que tinha utilizado - fazendo com que agora esteja impossibilitado de aceder às bitcoins que valem mais de 460 milhões de euros (nos últimos dias cada bitcoin atingiu um valor de mais de 66 mil euros).
Curiosamente, desta vez o problema poderá ser de simples resolução, com uma equipa a assegurar que criou um método 100% eficaz de crackar a chave e recuperar as bitcoins. Mas o indivíduo em causa diz já ter contratado o serviço de duas equipas e não está disposto a negociar com uma terceira - uma posição que também poderá ser ajudada pelo facto de aparentemente ser multimilionário por conta das criptomoedas.

Talvez se / quando o valor da sua carteira esquecida atingir os mil milhões de dólares ele se sinta mais motivado a recuperá-las. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)