2024/04/19

Notícias do dia

Tesla reconhece problema com pedal de acelerador do Cybertruck e vai fazer recolha de todas as unidades já vendidas para rectificação; WhatsApp com geração de imagens AI instantâneas; reorganização na Google combina Android, Chrome e Hardware numa só divisão; smartphones Samsung Galaxy com risco verde no ecrã após actualização; e Barcelona esconde autocarro do Google Maps para escapar a turistas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Meta lança Llama 3 e coloca Meta AI em todas as apps

A Meta que mostrar que está na linha da frente nos produtos AI, apresentando o seu novo modelo Llama3 em duas variantes (Llama 3 8B e Llama 3 70B), superando rivais como o Gemini 1.5 Pro da Google. Estes modelos ficam disponíveis como open-source, e o mesmo poderá acontecer com o Llama 3 400B que está actualmente em fase de treino e que promete capacidades ainda mais avançadas.

E para que isto não se resuma a um lançamento teórico, a Meta está a facilitar o acesso ao seu assistente Meta AI colocando-o directamente na caixa de pesquisa das suas apps principais - Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp - e incluindo a geração de imagens AI de forma instantânea, a par de coisas como respostas de pesquisas usando resultados condensados obtidos através do Google e do Bing.


App Stores alternativas no iOS dão bastante trabalho aos utilizadores


O lançamento da primeira app store alternativa para iOS na UE vem também demonstrar como a Apple se esforçou para dificultar o processo ao máximo, sendo necessário passar por múltiplos passos de confirmação e ecrãs que tentam desincentivar a progressão do processo.


Mas o pior mesmo será a continuada tributação da Apple, que além de continuar a poder decidir que app stores alternativas podem existir ou não, continua a cobrar uma taxa sobre as apps que foram distribuídas por estas lojas, e que se pode acabar por fazer com que apps gratuitas paguem milhões de euros por ano à Apple mesmo tendo escapado à App Store oficial.


App Store remove WhatsApp, Threads, Signal e Telegram na China

Parecendo fazer querer relembrar que o bloqueio de apps (como os EUA têm tentado fazer com o TikTok) pode funcionar nos dois sentidos, a China pediu à Apple que removesse o WhatsApp, Threads, Signal e Telegram da App Store, citando motivos de "segurança nacional".

Claro que será preciso ter em conta que isto não é propriamente novidade na China, que tem regras bastante apertadas quanto ao que permite, no passado já tendo proibido coisas como VPNs e serviços de mensagens encriptados. Curiosamente, o Signal - uma das mais populares apps de mensagens encriptadas - apesar de ter estado disponível na China até agora, há algum tempo que já não permitia criar novas contas nem enviar mensagens.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro filme baseado num videojogo a chegar aos cinemas foi o Super Mario Bros em 1993. No ano seguinte estreavam os filmes Double Dragon e Street Fighter, seguido em 1995 pelo Mortal Kombat.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)