2024/04/17

Notícias do dia

DIGI já tem mais de 2 mil antenas em Portugal; Google Maps com navegação mais sustentável; WhatsApp lança filtros para grupos e mensagens por ler; Google Tasks vai mostrar lembretes do Google Keep; Android 15 vai ter carregamento NFC wireless.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

AltStore PAL é a primeira loja iOS alternativa na Europa

O panorama das app stores para iPhones começa finalmente a mudar com o lançamento da primeira loja alternativa para iOS na UE: a AltStore PAL.

A AltStore PAL obriga a pagar uma subscrição anual de €1.50 que é justificada pela Apple continuar a cobrar comissões sobre as apps nas lojas alternativas. Obrigada ainda a superar diversos ecrãs a assustar os utilizadores quanto aos riscos de segurança de usarem uma loja alternativa, e de como podem ficar sem as apps que comprarem se a loja decidir encerrar.

Por agora a selecção de apps é bastante limitada, com apenas um gestor da área de transferência - Clip - que a Apple não aceita na App Store, e um emulador de NES, SNES, Nintendo 64, Game Boy, Game Boy Advance e Nintendo DS chamado Delta, e que poderá ter tido influência na alteração das regras da App Store, que também passou a permitir emuladores, embora o primeiro a ser aprovado tenha sido removido poucos dias depois.

Teremos que esperar por mais investigações da UE para ver se realmente iremos ter lojas alternativas que não continuem sujeitas a aprovação da Apple e ao pagamento de comissões.


NASA aprova missão com drone a lua de Saturno

Inspirada pelo sucesso do helicóptero em Marte, a NASA aprovou a missão Dragonfly que irá enviar um drone para explorar a lua Titan de Saturno.

O objectivo será percorrer mais de 160 km ao longo de 32 meses, cobrindo uma área superior à de todos os rovers já lançados pela NASA. Se tudo correr bem, a missão deverá ser lançada em 2028, com o drone Dragonfly a chegar à lua Titan em 2034.



Amazon diz que lojas sem caixa usam AI

A Amazon está a tentar melhorar a sua imagem depois de se ter descoberto que o sistema de lojas sem caixas de pagamento - que vai abandonar - afinal recorria a milhares de operadores humanos na Índia.

Sendo um sistema que a empresa continua a promover para uso por clientes com outras lojas, a Amazon vem dizer que o sistema é efectivamente automatizado, dizendo que os relatos de dependência nos operadores são "enganadores". No entanto, não desmente que esses operadores remotos sejam necessários. Se efectivamente o sistema fosse tão bom como quer fazer parecer, não haveria motivos para que a própria Amazon desistisse dele nas suas lojas - afinal, a melhor publicidade seria a própria Amazon utilizar este sistema.

Segundo a própria Amazon, os operadores humanos tem que fazer a verificação dos vídeos em 70% dos casos, significando que o seu modelo AI apenas consegue lidar com 30% das transacções de forma totalmente automática.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O foguete Saturn V usado nas missões Apollo pesava quase 3 mil toneladas, podendo enviar uma carga de 43 toneladas para a Lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)