2024/05/31

Chrome começa a dizer adeus às extensões Manifest V2 em Junho

O Chrome vai começar a dar alertas aos utilizadores que ainda utilizam extensões Manifest V2, em Junho, em antecipação ao fim do seu suporte nos próximos meses.

O anúncio já tinha sido feito há muito, e foi bastante criticado pelos criadores de extensões como os adblockers. Por conta das alterações que prentendem reforçar a segurança das extensões e impedir actividade maliciosa, restringe-se drasticamente aquilo que as extensões podiam fazer a nível de manipulação das páginas. Nos adblockers, isso passa a ser substituído por listas de regras que será o próprio browser a aplicar.

A Google fez algumas alterações em resposta às críticas dos developers, expandindo o número de regras para 330 mil e 30 mil regras dinâmicas adicionais (inicialmente nem sequer suportava o número de regras de uma lista "comum" usada pelos adblockers), e também permitindo a execução de alguns scripts extra. Actualmente, mais de 85% das extensões activas na Chrome Web Store já foram actualizadas para o Manifest V3, incluindo os adblockers mais populares, como o AdBlock, Adblock Plus, AdGuard, e uBlock Origin.

A partir de 3 de Junho, utilizadores do Chrome que ainda utilizem extensões Manifest V2 começarão a ver uma mensagem de alerta em chrome://extensions. O passo seguinte será desactivar estas extensões mas ainda permitindo que as mesmas sejam reactivadas pelos utilizadores, e alguns meses mais tarde, chegando a remoção total do suporte Manifest V2, numa transição que a Google espera estar concluída no início de 2025.

1 comentário:

  1. Há anos que uso bloqueadores de publicidade excessiva.
    Vamos lá ver se esta "novidade" acabará com a paz que os bloqueadores nos habituaram...
    Estou pessimista.

    ResponderEliminar