2024/06/24

Amazon Alexa com AI pode custar $10 por mês

Uma nova versão da Alexa com AI de última geração poderá obrigar ao pagamento de uma mensalidade extra.

A Amazon tem o domínio dos dispositivos de assistentes domésticos com os seus Echos e Alexa, mas tem-se deixado ficar estranhamente para trás na corrida pelos novos assistentes com modelos AI mais avançados - sendo que até a Apple, que passou os últimos anos em silêncio, já revelou as suas intenções para a Siri com AI. Mas, finalmente, começam a notar-se movimentações por parte da Amazon, e não se pode dizer que sejam totalmente positivas.

Os últimos rumores indicam que a Amazon está de facto a trabalhar numa Alexa mais avançada, aparentemente designada por "Remarkable Alexa", mas que irá obrigar ao pagamento de uma mensalidade de $10. E para piorar, parece que a Amazon pretende cobrar esta mensalidade mesmo a quem já for subscritor do serviço Prime.

Pelo lado positivo, a Amazon também deverá oferecer uma modalidade gratuita da "Remarkable Alexa", mas com menos capacidades que a "Remarkable Alexa" paga.

Compreende-se que, com milhões de utilizadores de dispositivos Alexa, a Amazon tenha que avaliar cuidadosamente o que oferece em termos de AI. Por outro lado, todas estas demoras e ameças de mensalidades extra podem fazer com que esses clientes comecem a reconsiderar a mudança para outros assistentes AI. A médio e longo prazo, podemos antever que os assistentes AI acabem por ser serviços intermutáveis, ao estilo do que se faz com a escolha do browser ou do motor de pesquisa; mas até lá, teremos ainda que passar por esta fase mais turbulenta, em que nem todos parecem saber muito bem o que fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)