A Apple parece ter conseguido adicionar o ChatGPT ao iOS 18, sem pagar nada à OpenAI.
Enquanto a maioria das empresas tem que pagar pelo acesso ao ChatGPT, parece que a sua inclusão no iOS 18 (que muito arreliou Elon Musk) está a ser feita sem qualquer custo para a Apple.
Aparentemente, a Apple e OpenAI terão chegado a acordo, considerando haver um equilíbrio entre o acesso ao ChatGPT sem custos para a Apple, e a promoção do ChatGPT entre milhões de novos utilizadores sem custos para a OpenAI. Um acordo que acaba por ser vantajoso para ambas as empresas: a Apple fica com acesso a um dos melhores modelos AI do momento, sem qualquer custo e sem que isso impeça que possa disponibilizar outros modelos concorrentes; a OpenAI terá que pagar a conta do processamento dos utilizadores acrescidos, mas continua a assegurar a posição de que o ChatGPT é o assistente AI mais relevante no mercado, e podendo angariar mais subscritores do ChatGPT Plus ($20 por mês). Se assim não fosse e a Apple optasse por promover outro assistente AI, a OpenAI poderia ver essa posição posta em causa.
Relembre-se que, ao contrário do que Elon Musk se queixou, o ChatGPT não está integrado directamente no iOS 18. A Apple usa modelos próprios e servidores próprios para o seu Apple Intelligence, e que pode recorrer a modelos AI externos sempre que tal for considerado necessário - mas primeiro informando e pedindo autorização ao utilizador - e no futuro podendo disponibilizar opções adicionais quanto aos serviços AI que o utilizador queira utilizar.
2024/06/13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)