O Android tem finalmente um modo de localização Find My Device idêntico ao Find My da Apple, mas que só funciona em zonas movimentadas.
A Google tem posições bastante curiosas (eufemismo para "incompreensíveis"). Por um lado, é capaz de expor informação potencialmente sensível dos utilizadores ao mundo sem pedir autorização; por outro lado, para uma funcionalidade útil para todos, como a localização de produtos e dispositivos, optou por jogar pelo seguro e só a activar parcialmente.
A rede Find My Device nos Android funciona como a rede da Apple, em que todos os dispositivos Android podem funcionar como ponte de ligação para reportarem a localização de trackers e equipamentos marcados como perdidos ou roubados. Mas, por qualquer motivo, a Google decidiu activar esta funcionalidade de localização apenas em áreas com volume elevado de tráfego. Quer isto dizer que, se estiverem num local mais remoto ou que a Google considere não ter "volume elevado", a funcionalidade não entrará em funcionamento. Uma opção que prejudica a rede Find My Device, ao ponto da própria Google agora recomendar que os utilizadores activem o Find My Device para funcionar em todos os locais.
Para tal, na app Find My Device, bastará ir às definições do serviço, e mudar a opção de "With network in high-traffic areas only" para "With network in all areas".
Há relatos de pessoas que se têm queixado de notar um consumo de bateria mais elevado com o Find My Device activado, mas não deverá haver alteração significativa entre ter a funcionalidade activa apenas em zonas movimentadas (onde haverá muitos mais dispositivos), e todas as zonas (incluindo as áreas em que será menos provável encontrar dispositivos perdidos). De qualquer forma, para ter o alcance e a capacidade de localização desejada, será bom que esteja activo permanentemente, e que potenciais bugs de consumo excessivo sejam resolvidos - afinal, nos iPhones isso é algo que nem se tem opção de desactivar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)