2024/06/17

NASA faz ligação laser de 1.2 Gbps para a ISS

A NASA utilizou o seu primeiro sistema de retransmissão laser bidireccional para enviar fotos e vídeos de animais de estimação pelo espaço a uma velocidade de 1.2 Gbps para a ISS.

Os astronautas Randy Bresnik, Christina Koch e Kjell Lindgren, juntamente com outros funcionários da NASA, enviaram imagens e vídeos dos seus animais de estimação para este teste. As transmissões fizeram parte do programa SCaN (Space Communications and Navigation) da NASA, com o objectivo de demonstrar o potencial das comunicações a laser e testar novas técnicas de rede.

A ideia foi inspirada por "Taters the Cat", cujo vídeo foi enviado a 31 milhões de quilómetros utilizando uma ligação laser. As imagens de animais de estimação começaram num centro de operações de missão no Novo México e foram encaminhadas para estações terrestres ópticas na Califórnia e no Havai. De lá, foram enviadas para o LCRD (Laser Communications Relay Demonstration) da NASA em órbita geoestacionária, e depois para o ILLUMA-T (Integrated LCRD Low Earth Orbit User Modem and Amplifier Terminal) na estação espacial.

Este teste também demonstrou a tecnologia de Redes Tolerantes a Atrasos/Interrupções (DTN), que ajuda a gerir atrasos e interrupções de dados no espaço. A HDTN (High-Rate Delay Tolerant Networking) da NASA melhorou o processo de transferência de dados, permitindo uma comunicação mais rápida e resistente a falhas entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS).

À medida que a NASA avança com a campanha Artemis para estabelecer uma presença sustentável na lua, o SCaN continuará a desenvolver tecnologias de comunicação para garantir uma internet fiável e de alto desempenho para o espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)