Enquanto se aguarda pelo próximo grande modelo AI da OpenAI, a empresa de Sam Altman dá-nos um GPT-4o mini mais rápido e mais barato.
Os fãs das tecnologias AI continuam a aguardar pelas capacidades totais do GPT-4o que a OpenAI demonstrou em Maio, incluindo a capacidade de conversação em tempo real sem atrasos. Mas, em vez disso, a OpenAI optou por lançar um GPT-4o mini, que fica acessível para uso no ChatGPT e para developers.
Este GPT-4o mini faz com que a OpenAI esteja presente no campo dos modelos mais pequenos, que têm tido maior procura nos últimos tempos. Estes modelos podem não ser tão capazes quanto os modelos de maiores dimensões, mas são significativamente mais rápidos e usam menos recursos, tornando-se mais apelativos para inúmeras funções. Ainda assim, a OpenAI diz que o GPT-4o mini obtém um resultado de 82% no benchmark MMLU, acima dos 79% do Gemini 1.5 Flash, e dos 75% do Claude 3 Haiku.
Para os serviços preocupados com os custos de usar os modelos da OpenAI, o GPT-4o mini será 60% mais barato que usar o anterior GPT-3.5 Turbo, custando apenas 15 cêntimos por um milhão de tokens de input e 60 cêntimos por milhão de tokens de output, com contexto de 128 mil tokens e base de conhecimento até Outubro de 2023.
O ChatGPT na sua versão gratuita utilizava o GPT 3.5 Turbo com acesso limitado ao GPT-4o, e passará a utilizar este GPT-4o mini como modelo AI base.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)