2024/07/18

Notícias do dia

Apple diz que não usa AI com dados roubados do YouTube; Google Maps com Live Activities no iPhone; Quest V68 com janelas curvas e sem limites em realidade aumentada; TinyPod transforma Apple Watch num iPod; e sites vendem rostos para criação de contas fraudulentas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Itália investiga Google por práticas enganadoras

A entidade reguladora da concorrência em Itália está a investigar a Google relativamente à forma como obtém o consentimento dos utilizadores para associar suas actividades em vários serviços para tracking publicitário. A preocupação é que a Google possa estar a usar práticas comerciais injustas, já que esta agregação de resultados permite à Google obter dados privilegiados para a criação de perfis destinados à apresentação de publicidade direccionada.
A investigação pretende esclarecer se o processo de consentimento da Google fornece informações claras e completas aos utilizadores. O regulador suspeita que os métodos da Google possam induzir os utilizadores a dar consentimento sem compreender totalmente as implicações.


Amazon Prime Day 2024 bate recordes

O Prime Day 2024 da Amazon quebrou recordes, com os consumidores dos EUA a gastarem 14.2 mil milhões de dólares durante o evento de dois dias, a 16 e 17 de Julho. Isto representa um aumento de 11% em relação aos $12.7 mil milhões do ano passado. Só no primeiro dia, os compradores gastaram $7.2 mil milhões, um aumento de 11,2% em comparação com o ano anterior, enquanto as vendas do segundo dia subiram 10,4%, atingindo $7 mil milhões.

O relatório da Adobe destacou um aumento significativo nas compras feitas a partir de dispositivos móveis, que aumentaram 18% este ano, representando 49.3% das compras totais. Além disso, o valor médio das encomendas aumentou para $57.97, em comparação com $56.64 e $53.14 nos últimos dois anos. Produtos electrónicos, vestuário e mobiliário foram as categorias mais vendidas.


NASA cancela missão VIPER para mapear gelo na Lua

A NASA cancelou o programa VIPER, que que iria mapear depósitos de gelo na lua. A iniciativa de $450 milhões, conhecida como Volatiles Investigating Polar Exploration Rover, estava prevista para ser lançada no próximo ano na segunda missão lunar da Astrobotic. O rover VIPER foi projectado para passar 100 dias mapeando o gelo lunar e usar uma broca de 1 metro para analisar esses depósitos. Esta seria a primeira missão de mapeamento de recursos da NASA fora da Terra, crucial para a exploração lunar.

Os dados teriam sido extremamente valiosos para o programa Artemis da NASA, identificando áreas ricas em água na lua que poderiam tornar-se locais de pouso para as futuras missões tripuladas. A NASA aponta "desafios técnicos e logísticos significativos", incluindo a necessidade de operar nas regiões extremamente frias e permanentemente à sombra na lua. Apesar do cancelamento, a NASA diz que irá reutilizar os instrumentos científicos da missão VIPER em futuras missões, evitando que todo o investimento já feito seja perdido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O ThrustSSC foi o primeiro carro-foguete a superar a barreira do som no solo, em 1997. Desde então ainda não surgiu outro carro que conseguisse superar a sua velocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)