A ISS há muito que ultrapassou o seu prazo de validade e tem enfrentado cada vez mais problemas devido à sua idade. Como tal, e apesar de todas as saudades que deixará, irá ser abandonada e destruída em 2030. Mas, tratando-se da maior construção humana fora do nosso planeta, não se pode simplesmente abandoná-la e deixar que se desintegre na atmosfera sem qualquer controlo.
A SpaceX vai criar uma cápsula específica para desacelerar a ISS e fazer a sua reentrada de forma controlada. Apesar das suas parecenças com a cápsula Dragon existente, será um veículo completamente novo, com seis vezes mais combustível e quatro vezes mais poder de propulsão. A manobra de desaceleração da ISS será feita ao longo de quatro dias, colocando-a numa trajectória que assegura que qualquer potencial destroço que resista à reentrada não caia sobre áreas habitadas.
Curiosamente, a NASA só contratou a SpaceX para o fornecimento da cápsula, e será responsável pelo seu lançamento até ao espaço - algo que até acaba por funcionar a favor da SpaceX, já que esta nova cápsula deverá ter uma massa de 30 toneladas e os foguetes Falcon têm um limite estrutural de 24 toneladas - algo que poderá ser feito com o ultra-dispendioso SLS da NASA.So turns out this vehicle is 30t, so no falcon would even be able to launch it, as structural limit for all falcons is 24t
— Amateur (@Amateur_Astro1) July 17, 2024
What is happening is SX are handing off the vehicle to NASA, who will procure a launcher for it, but I guess there’s 0 possibility of a falcon Heavy launch https://t.co/BngrwthL8v
Será um espectáculo digno de se ver, tanto no lançamento deste veículo como o da reentrada da ISS, mas que deixa várias interrogações a nível da desejada cooperação internacional do nosso planeta como um todo, pois atira a exploração espacial de forma quase exclusiva para a mão das empresas privadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)