2024/07/22

Rivian diz que nunca irá usar CarPlay

A Rivian adopta uma postura idêntica à da Apple para justificar a ausência do CarPlay nos seus veículos.

Apesar de alguns estudos referirem que o CarPlay é essencial para a decisão de muitos compradores de carros, a Rivian não tem planos de adoptar o sistema da Apple. O fundador e CEO da Rivian, Robert "RJ" Scaringe, equipara a situação a ter a Apple a usar o Windows da Microsoft nos seus produtos em vez de desenvolver o seu próprio iOS e macOS.

Ainda assim, diz que a Rivian mantém uma boa relação com a Apple, mas que prefere manter a sua visão para o interface e funcionalidades nos seus automóveis, livre das imposições e limitações que sistemas como o CarPlay obrigam.
O CEO da Rivian diz que, eventualmente, o sistema da Rivian disponibilizará funcionalidades "semelhantes" às do CarPlay, mas é extremamente duvidoso de como, ou quando, isso será feito. O que é certo é que será sempre muito mais trabalhoso, para uma empresa de fabrico de automóveis, tentar acompanhar a versatilidade e evolução de sistemas como o CarPlay e Android Auto (e no fundo, desperdiçar tempo e recursos a tentar replicar coisas que já existem).

Veremos que tal esta estratégia resultará a longo prazo, e/ou se a pressão dos consumidores será suficiente para que a Rivian, e outras marcas que têm fechado os olhos ao CarPlay / Android Auto (como a Tesla), revejam a sua posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)