2024/07/22

Notícias do dia

Bug CrowdStrike afectou sistemas Linux em Abril; MS lança ferramenta de recuperação do CrowdStrike; anel Galaxy Ring funciona com smartphones Android de outras marcas; GPT-4o mini tem protecção anti-jailbreak; Xiaomi revela protótipo SU7 Ultra com 1548 cv; X testa pedidos de verificação de notícias; Apple ataca o Chrome e recomenda o Safari para maior privacidade; e Google vai remover apps inúteis da Play Store.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Samsung adopta Google Messages nos Galaxy Z Fold 6 e Flip 6

Com os Galaxy Z Fold 6 e Flip 6, a Samsung deixa de incluir o Samsung Messages e passa a adoptar o Google Messages como app para gestão das mensagens SMS / MMS / RCS.

A Samsung já tinha começado a incentivar o uso do Google Messages nalgumas regiões desde os Galaxy S22 em 2022. Agora, parece estar disposta a dar o passo final no sentido de reduzir a duplicação de funcionalidades com apps "repetidas" daquelas que são fornecidas pela própria Google para o Android. Falta no entanto esclarecer se isto será feito a nível global ou apenas nalgumas regiões.


Apple lança programas "imersivos" para Vision Pro

O formato 3D, por muito que tivesse sido impingido aos consumidores, falhou redondamente, mas a Apple acredita que o formato imersivo a 180° será um ponto fundamental de sucesso para os Vision Pro. Para tal anuncia novas séries e filmes em formato imersivo. Este formato consiste em vídeo 3D gravado em resolução 8K e que é apresentado num formato visual que ocupa um campo de visão de 180°, colocando o utilizador no centro da acção.

Por agora, arrisco-me a dizer que não passará de uma curiosidade - bastando relembrar que uma família com dois filhos que quisesse passar um serão a ver estes vídeos teria que investir 12 mil euros em quatro ócuilos Vision Pro. Mas, a longo prazo, e assumindo que no futuro a Apple lançará óculos a preços mais acessíveis, não deixa de ser uma excelente estratégia para ir acumulando conteúdos que se tornarão úteis.
Pena é que não se viva num mundo onde as empresas apostem em formatos standard que possibilitassem o livre acesso a este formato VR 180°.


MS diz que não pode "fechar" Windows por causa da UE

No seguimento do apagão informático causado pela CrowdStrike rapidamente surgiram pedidos para que a MS fechasse o acesso aos elementos críticos do Windows, ao estilo do que a Apple faz no macOS. Mas a MS já veio dizer que não o pode fazer devido a um acordo com a Comissão Europeia em 2009, em que se comprometeu a dar aos softwares de segurança o mesmo tipo de acesso ao sistema que a MS tem.

A questão acaba por ignorar o facto de que qualquer outro tipo de actualizações pode provocar cenários idênticos, e o verdadeiro problema neste caso é a CrowdStrike, com o seu software a também ter encravado sistemas Linux há alguns meses, mas em escala que não se fez sentir à escala global como o bug que criou nos sistemas Windows.

Ao estilo do que pode acontecer de forma maliciosa deliberada, como com ataques de ransomware, isto vem demonstrar que o aspecto crítico é que as empresas tenham protocolos que permitam a rápida recuperação e reposição dos sistemas quando este tipo de coisa acontece.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os fatos de astronautas habitualmente utilizados para operações no exterior da ISS têm tanques de oxigénio que permitem respirar por 6 a 8 horas, com 30 minutos adicionais como reserva de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)