2024/07/22

Bug CrowdStrike afectou sistemas Linux em Abril

O grande apagão de sistemas Windows causados pela CrowdStrike também afectou sistemas Linux há alguns meses atrás.

Na semana passada assistimos a um dos maiores incidentes de sempre, com uma actualização da CrowdStrike a encravar milhões de computadores Windows e levando ao encerramento de aeroportos, hospitais, e outras empresas e entidades. Desde logo surgiram as vozes de que a solução era simplesmente utilizar Linux, mas a verdade é que... não é.

Apesar de algumas notícias terem culpabilizado erradamente o Windows, e alguns supostos especialistas terem dito que a culpa era da própria estrutura do sistema Windows, a verdade é que o mesmo tipo de falha seria possível também em sistemas Linux - e não só isso era uma possibilidade teórica como foi precisamente o que aconteceu alguns meses antes. Em Abril, uma actualização da CrowdStrike causou problemas idênticos em sistemas Debian e Rocky Linux, que só não se tornou num desastre maior por ter sido detectado rapidamente. Ainda assim, a CrowdStrike foi criticada por ter demorado semanas a resolver o problema, com a empresa a ter prometido ser mais cuidadosa nos testes de qualidade antes de lançar actualizações - promessa que, como ficou demonstrado, não foi cumprida.

De resto, enquanto se vai discutindo sobre se o Windows deverá limitar o acesso ao sistema para impedir casos como estes, importa relembrar que qualquer outra "má" actualização de qualquer outro programa que se tenha instalado, pode facilmente impedir o arranque do sistema.
Não é pelo facto da CrowdStrike ter feito um erro colossal que se deve usar isso como justificação de que se deva fechar o Windows ainda mais. Aliás, basta relembrar a quantidade de vezes que actualizações oficiais da própria Microsoft têm causado problemas no Windows.

1 comentário: