2024/07/28

Smartphones com visão "raios-X" mais perto da realidade

Investigadores criaram um sensor terahertz que pode dar visão "raio-X" aos smartphones.

Há muito que se sonha com a capacidade de ter visão raios-X ao estilo de super-heróis como o Super Homem. E agora, isso pode estar prestes a tornar-se realidade.

Não é exequível colocar um verdadeiro sistema de raios-X num smartphone (nem nunca tal seria permitido, considerando que se trata de radiação que pode ser nociva quando se exposto a ela em doses excessivas), mas felizmente temos uma alternativa sem riscos de saúde. Os scanners terahertz já são usados em locais como os aeroportos e fronteiras há anos, e investigadores dizem ter conseguido miniaturizar estes sensores de modo a que sejam usados em dispositivos móveis.
Habitualmente, quando se fala de visão raios-X num smartphone referimos-nos simplesmente às câmaras sensíveis a IR, que podem fazer com que certos materiais ou tecidos fiquem transparentes, como recentemente aconteceu com o CMF Phone 1. Mas com um sensor terahertz estamos a falar mesmo da capacidade de poder ver através de coisas, como o que está no interior de uma caixa, ou talvez até através de uma parede. No entanto, por agora os investigadores estão a focar-se na visualização de coisas a distâncias de poucos centímetros, também para que não haja preocupações excessivas com abusos de privacidade.

Se isto se efectivamente se concretizar, será extremamente provável que se vá limitar a alguns produtos destinados a segmentos bastante específicos, ao estilo dos smartphones com câmaras térmicas. Por outro lado, temos que relembrar que este tipo de promessa, da visão raios-X com sensor terahertz nos smartphones já está a ser feito há mais de uma década, e até ao momento ainda não resultou em nenhum produto disponível.

1 comentário:

  1. Muito interessante, desconhecia de todo esse tipo de radiação e a sua aplicação na obtenção de imagens

    ResponderEliminar