Tesla Model Y de 7 lugares pode chegar à Europa em Outubro; Galaxy Z Fold 6 está a descascar e a Samsung culpa os carregadores; SpaceX perde Falcon 9 após pousar na plataforma flutuante; Android 15 faz regressar widgets no lock screen; e Anthropic revela system prompts dos seus modelos AI para maior transparência.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.
Gemini AI ganha especialidades via Gems
A Google está a lançar variedades especializadas do Gemini AI para lidar com tarefas específicas, naquilo a que chama "Gems" - que funcionam de forma equivalente aos custom GPTs da OpenAI e modelos AI "afinados" de empresas concorrentes.Como exemplos a Google disponibilizará Gems que assistem na aprendizagem de tópicos complexos, dão inspiração para ideias, ajudam na progressão da carreira, assistem em tarefas de escrita, ou assistem na programação; mas podendo criar-se outras conforme as necessidades de cada utilizador.
Imagen 3 volta a gerar imagens com pessoas
Depois da suspensão em Fevereiro da geração de pessoas no Imagen devido à "barracada" de ser excessivamente diversificado e inclusivo, a Google diz que acredita ter feito as devidas correcções e está prestes a reactivar essa funcionalidade no Imagen 3.O Imagen 3, até agora tem sido disponibilizado no Pixel Studio mas passará a estar acessível via Gemini ao longo das próximas semanas. Ainda assim, a Google diz que aplicou restrições a nível da geração de imagens fotorealistas com pessoas identificáveis, geração de imagens com menores, imagens excessivamente violentas, ou imagens com conteúdo sexual. Veremos quanto tempo demora até que alguém contorne as regras e apresente imagens "impróprias" criadas pelo Imagen 3.
Samsung Galaxy Z Fold mais fino não vai ser o mais fino
A Samsung está a preparar um Galaxy Z Fold mais fino, que se pensava que se iria chamar Galaxy Z Fold Slim mas que afinal deverá ser lançado como Galaxy Z Fold Special Edition. Mas, segundo os rumores, não vai ser ser assim tão fino.O habitualmente certo Evan Blass refere que este Galaxy Z Fold Special Edition irá ter uma espessura de 4.9 mm quando aberto e 10.6 mm quando fechado, com ecrã interior de 8" e exterior de 6.5". É uma espessura mais reduzida que o do Z Fold 6 (12.1 mm fechado, 5.6 mm aberto), mas que fica aquém dos 9.5 mm / 4.6 mm do Xiaomi Mix Fold 4 e dos 9.2 mm / 4.35 mm do Honor Magic V3.
De qualquer forma, para o melhor e para o pior, está iniciada a nova corrida aos smartphones ultrafinos. Veremos até onde isto nos vai levar.
Mega-chip Cerebras supera GPUs Nvidia em AI
A Cerebras, que se tem dedicado a criar mega-chips que usam todo um wafer, diz que o seu mais recente WSE-3, feito em 5nm, com 1.4 "triliões" de transístores, 900 mil(!) compute cores, e 44 GB de memória RAM ultra-rápida, consegue fazer processamento AI de forma substancialmente mais rápida que qualquer GPU. A empresa diz que o seu serviço é 20x mais rápido que serviços AI na cloud usando os mais potentes GPUs Nvidia do momento, e que o faz a preço extremamente competitivo de apenas $0.10 por 1M de tokens.O Cerebras Inference Service promete ser capaz de processar 1800 tokens por segundo no modelo Llama 3.1 8B, e 450 tokens por segundo no Llama 3.1 70B.
Curtas do dia
- Maioria dos grandes sites está a bloquear o acesso aos bots AI
- Hackers russos estão a usar vulnerabilidades da NSO e Intellexa
- Meta diz que modelos AI Llama open-source têm sido um sucesso
- UE investiga se Telegram falsificou número de utilizadores para escapar ao DMA
Resumo da madrugada
- Headphones Sony WH-1000XM5 a €273
- Oppo também mostra dobrável trifold
- Tesla Model Y de 7 lugares na Europa
- Earphones BT SoundPEATS Air4 Lite a €42
- Só o iPhone 17 Pro Max terá 12 GB RAM em 2025
- Android 15 faz regressar widgets no lock screen
- Anthropic revela system prompts dos seus modelos AI
- SpaceX perde Falcon 9 após pousar na plataforma flutuante
- Apple Music com transferência de músicas com o YouTube Music
- Galaxy Z Fold 6 está a descascar - Samsung culpa os carregadores
Curiosidade do dia: O baud, medida utilizada no tempo dos modems analógicos, representa o número de bits que se podem transmitir por segundo. Era necessário contabilizar os bits de paridade, início, fim, etc. para se chegar ao número de bytes efectivos para os dados.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)