2024/09/09

Notícias do dia

EDP tenta fidelização de 12 meses para prender clientes; Apple apresenta novos iPhone 16 hoje; Elon Musk promete Starship em Marte em 2026 (e testa braços para apanhar a Starship ao pousar); porque temos electricidade trifásica; como funcionavam os navios à vela do séc. XVI; Portugueses precisam de 22 meses de salário para comprar carro usado; e Apple diz que dificultar escolha de browser alternativo no iOS foi apenas "um bug".

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

Sony deve revelar PS5 Pro amanhã

A Sony marcou um evento "Technical Presentation" para 10 de Setembro, que tudo indica que será para revelar a mais poderosa PS5 Pro - que já é aguardada há algum tempo e que até a Sony deu indícios de que estaria prestes a chegar.

Que a consola terá hardware melhorado isso já todos sabem, a questão é saber o quanto é que isso se irá reflectir no preço final, e o inevitável receio de que muitos jogos comecem a focar-se nesta consola mais potente e descurem a optimização para as gerações anteriores. Veremos se o sector das consolas não acaba por ficar cada vez mais próximo do que se passa no mundo dos PCs...


SpaceX controla 2/3 dos satélites em órbita

Tendo lançado o seu 7000º satélite Starlink, e actualmente tendo 6370 satélites activos, a SpaceX controla quase dois terços dos satélites em órbita, e dez vezes mais que a sua rival mais próxima, a OneWeb com 631 satélites.
Não menos significativo é o ritmo a que a SpaceX tem feito crescer a constelação Starlink. Em 2021 era responsável por 29% dos satélites, em 2024 essa percentagem mais que duplicou. E com a previsível entrada em operação da Starship num futuro não muito distante, é de imaginar que a quantidade de satélites Starlink lançados vá aumentar ainda mais nos próximos anos.


Bluesky cresce 50% com bloqueio do X no Brasil

O bloqueio do X (Twitter) no Brasil tem tido os efeitos secundários esperados, e um dos serviços que mais tem sido beneficiado é o Bluesky. O Bluesky anunciou ter recebido 3 milhões de novos utilizadores na semana após o bloqueio do X, elevando o número de utilizadores para os 9 milhões.

Claro que, o que importa é saber quantos destes milhões irão permanecer na plataforma a longo prazo, e quantos simplesmente apenas o farão até arranjarem forma de regressarem ao X. Apesar do bloqueio oficial, o X continua a ter bastante utilização no Brasil, apesar da ordem de bloqueio também ameaçar os cidadãos que usarem VPNs para aceder ao X com pesadas multas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro satélite geoestacionário foi o Syncom 3 lançado em Agosto de 1964. Apesar de ser um satélite experimental e pesar apenas 39 kg, permitiu a transmissão em directo dos Jogos Olímpicos de Tóquio nesse mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)