2024/09/04

Qualcomm Snapdragon X Plus de 8-cores promete portáteis mais baratos

A Qualcomm apresentou o novo processador Snapdragon X Plus 8-cores na IFA 2024, visando reduzir o custo dos portáteis Windows com chips ARM.

A estreia dos Snapdragon X nos computadores Windows teve alguns aspectos positivos, mas surpreendeu negativamente os consumidores pelo seu preço bastante elevado. Para dar resposta a isso, a Qualcomm avança com o novo Snapdragon X Plus 8-cores. Este chip, que se posiciona abaixo dos modelos Snapdragon X Elite de 12-cores e Snapdragon X Plus de 10-cores, partilha a mesma arquitectura, mas com desempenho inferior, especialmente em desempenho gráfico.

O Snapdragon X Plus de 8 núcleos possui 30 MB de cache de CPU, 12 MB a menos que os seus irmãos mais potentes, e oferece cerca de metade da capacidade gráfica. De acordo com os benchmarks da Qualcomm, isso resulta em cerca de 50% menos desempenho gráfico e uma redução de 20% no desempenho da CPU em comparação com o Snapdragon X Elite de 12 núcleos, embora a esse nível não fique muito afastado da versão de 10 núcleos para tarefas de produtividade geral.
O impacto mais significativo deste novo processador será na redução dos preços dos portáteis. Espera-se que os dispositivos com o Snapdragon X Plus de 8 núcleos sejam consideravelmente mais acessíveis. Por exemplo, o Asus Vivobook S 15 com este processador terá um preço de cerca de $899, em comparação com $1.300 para a versão com o X Elite de 12 núcleos. Da mesma forma, o Dell Inspiron 14 será vendido por $899 com o Snapdragon X Plus de 8 núcleos.

Veremos se é queda suficiente para tornar os portáteis Windows ARM mais convidativos para os consumidores, ou se ainda será necessário aguardar por mais uma ronda de redução de custos que os traga para mais perto dos $500-600.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)