Com vontade e material adequado, qualquer pessoa pode receber imagens de satélites meteorológicos militares.
Apesar dos satélites Starlink agora se terem tornado na maior constelação em órbita com milhares de satélites, há vários outros satélites que transmitem dados que podem ser apanhados por qualquer pessoa com o material adequado.
Mais concretamente, o seguinte vídeo mostra como se podem receber imagens dos satélites meteorológicos DMSP (Defense Meteorological Satellite Program) concebido na década de 60 e 70 para assistir as operações de aviões espião e satélites de espionagem. Como esses satélites usavam película, não convinha desperdiça-la a tirar fotos a nuvens, e estes satélites DMSP permitiam saber que zonas estavam encobertas por nuvens, transmitindo as imagens digitalmente, de modo a que só se usasse película nas regiões de interesse que estivessem visíveis.
Apesar destes satélites terem deixado de ser "secretos" na década de 70, ainda hoje fazem as transmissões com encriptação, só enviando dados sem encriptação quando sobrevoam os pólos e zona norte da América do Norte (interrogo-me se a sua encriptação não seria facilmente decifrável nos dias de hoje). Ainda assim, e apesar de muitos problemas e necessidade de uma antena generosa, é possível receber as imagens enviadas por estes satélites do século passado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)