A SpaceX tem estado a testar os braços motorizados que irão apanhar a Starship no ar quando estiver a regressar ao solo.
Depois de ter feito com que as aterragens dos booster Falcon 9 se tornassem rotineiras - ao ponto dos casos de insucesso se terem tornado extremamente raros - a SpaceX prepara-se para testar uma nova abordagem. Para a Starship, em vez de pousar directamente no solo, a nave irá ser apanhada em pleno voo por braços mecanizados na torre de lançamento, assim dispensando a necessidade de ter patas e estrutura de suporte mais complexa e pesada. Adicionalmente, também permite que a nave fique pronta para ser reabastecida e pronta para ser montada num novo booster para lançamentos mais frequentes.
Esperando-se que esta técnica já seja tentado no próximo lançamento da Starship, a SpaceX tem estado a testar os braços móveis na torre, aos 7:41 do seguinte vídeo. Pode não parecer muito rápido, mas o efeito do movimento dos braços sobre a estrutura da torre torna-se bem visível ao ver a secção seguinte com o vídeo acelerado, em que se vê a torre a oscilar de forma bastante significativa devido ao movimento dos braços - o que não significa que seja alguma falha (os arranha-céus são concebidos para poderem oscilar perante ventos fortes, podendo oscilar de forma bastante significativa nos andares superiores, ao ponto de alguns deles necessitarem de um sistema de amortecimento).
O próximo voo Starship deverá acontecer já nas próximas semanas, e seria bom poder ver esta aterragem ser bem sucedida logo na primeira tentativa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)