2024/10/25

Notícias do dia

VW tenta conquistar EUA com os Scout Terra e Traveler; Elon Musk admite que HW3 não chegará para FSD; Google Calendar ganha modo escuro na web e vai deixar esconder imagens automáticas nos eventos; Google Photos vai dar informação sobre fotos AI; e Claude AI da Anthropic já pode correr javascript.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato; e recordo que está também a decorrer o passatempo adicional do 17º aniversário do AadM.

Linux remove colaboradores russos

Linus Torvalds não é alheio a polémicas, mas desta vez parece nem querer dar azo a desenvolvimentos, dizendo que a remoção dos colaboradores russos do Linux kernel já devia ter acontecido há muito, tanto por causa das sanções internacionais como pelas "ofensivas" dos exércitos de trolls russos que se tentam infiltrar em tudo o que puderem.

Embora uns critiquem que as divisões geopolíticas não se deveriam alastrar para o mundo dos projectos open-source, a verdade é que isso acaba por ser uma consequência inevitável da nossa sociedade, à qual nem o Linux consegue escapar.


The Browser Company prepara browser ultra-simples

A The Browser Company está a trabalhar num novo browser que pretende ser mais acessível e fácil de usar que o Arc. Embora o Arc tenha conquistado popularidade entre os utilizadores avançados, a empresa diz que precisa regressar às origens, com um browser mais simples, para atingir um público mais vasto.

O novo browser irá focar-se na facilidade de utilização e na integração com outras aplicações web, utilizando AI para automatizar tarefas e fornecer mais assistência aos utilizadores, em vez de os sobrecarregar com um conjunto excessivo de funcionalidades.




OpenAI deve lançar "GPT-5" em Dezembro

A OpenAI prepara-se para lançar o seu próximo modelo AI, com nome de código Orion (que poderá tornar-se no GPT-5), até ao final do ano. À semelhança do que tem feito, aempresa começará por disponibilizar o modelo a alguns parceiros seleccionados, e só posteriormente irá disponibilizá-lo através do ChatGPT para o público em geral.

Embora a OpenAI não tenha confirmado a notícia, os engenheiros da Microsoft "denunciaram" este novo lançamento, dizendo que esperam ter acesso antecipado ao Orion já em Novembro. Com a saída contínua de executivos e engenheiros, a OpenAI precisa demonstrar que continua a ter capacidade para lançar produtos AI inovadores que a mantenham à frente de serviços AI rivais.


Lilium fica sem dinheiro e deixa de voar

Após quase uma década em desenvolvimento e já com provas dadas com voos de teste, a Lilium anuncia que ficou sem dinheiro e terá que encerrar operações.

A Lilium era uma das mais promissoras novas empresas no sector dos táxis voadores eVTOL, e que até já tinha conseguido encomendas para uma centena de aeronaves. Infelizmente, e numa altura em que deveria avançar para a fase de produção, diz não ter conseguido angariar os fundos para tal. Resta agora saber se haverá algum "gigante" disposto a aproveitar todo o trabalho desenvolvido, ou se todo o seu esforço irá ficar esquecido na história dos futuros "carros voadores".




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Logitech foi criada na Suiça em 1981 e dedica-se à produção de acessórios como ratos, teclados e webcams. Na Japão é conhecida como Logicool.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)